Valadares diz que a pobreza diminuiu no governo Lula e acusa oposição fazer campanha eleitoral no Plenário
O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) rebateu, nesta terça-feira (9), afirmações de senadores da oposição de que houve um recrudescimento da pobreza no Brasil. Ele apontou o resultado de pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Avançadas (Ipea) de 2002 a 2008, em grandes capitais, que mostrou uma redução da pobreza.Ele acrescentou que os ataques da oposição ao presidente Lula e à ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, em Plenário, poderiam ser classificados como campanha eleitoral.
Segundo Valadares, a pesquisa revelou que o índice de redução da pobreza em grandes metrópoles (São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Belo Horizonte e Porto Alegre) foi de 27% no período de 2002 a 2008. O senador salientou que, mesmo com a crise financeira internacional, o número de pessoas consideradas pobres caiu de 18,5 milhões em 2002 para 14,5 milhões para 2008.
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse, em aparte, que desde 2002 vem sendo registrada a redução da desigualdade no Brasil. Ele reconheceu que há ainda muito há fazer nesta área, mas observou que Dilma Rousseff "vai prosseguir aperfeiçoando a política econômica e social".
Valadares manifestou a sua insatisfação com o fato de o Senado estar "debatendo os predicados" do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e "os defeitos" da ministra Dilma Rousseff, enquanto o imposto sobre grandes fortunas era derrubado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Para ele, os ataques ao presidente devem-se ao fato de Lula "chamar a atenção do Brasil", o que "preocupa a oposição".
- Com Lula e Dilma ninguém pode. E não estou falando de candidaturas: estou falando em pessoas públicas, do presidente da República e de uma ministra - afirmou.
09/02/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alvaro Dias acusa Lula de usar pronunciamento de governo para fazer campanha eleitoral
Jarbas acusa Dilma de fazer campanha eleitoral antecipada
Heráclito Fortes acusa Lula de fazer campanha em visita ao Piauí
José Jorge acusa coordenação da campanha de Lula de praticar "terrorismo eleitoral"
Mão Santa acusa governo Lula de fazer propaganda enganosa
Aloysio Nunes acusa Dilma de fazer campanha antecipada e tentar esconder fracasso do governo