Heráclito Fortes acusa Lula de fazer campanha em visita ao Piauí
O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) criticou em Plenário, nesta quinta-feira (14), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por utilizar o que ele chamou de "o artifício da assinatura de ordens de serviços e inauguração de obras para enganar a Justiça Eleitoral" e fazer campanha em Teresina em favor do candidato a governador do PSB, Wilson Nunes Martins.
- O presidente usa a estrutura que o cargo lhe confere, desce em Teresina com alguns ministros de Estado e governadores eleitos e segue direto para um palanque, onde vai defender os candidatos da sua preferência - disse Heráclito, lamentando a "frouxidão da legislação atual" por não proibir expressamente a atuação política de governantes durante a campanha eleitoral.
De acordo com Heráclito, Lula teria assinado em sua visita a Teresina, ordens de serviço autorizando o início de obras para as quais sequer há previsão orçamentária, tais como a construção dos trechos rodoviários entre Bertolina e Eliseu Martins e na divisa Piauí/Bahia, na BR-020.
O senador acusou ainda Lula de fazer declarações à imprensa ofensivas ao candidato José Serra, ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, ao senador Mão Santa (PSC-PI) e a ele próprio.
- Eu lamento que o presidente Lula vá a meu estado para agredir as pessoas - afirmou.
Na avaliação de Heráclito, as críticas de Lula a candidatos da oposição seriam motivadas pelo resultado de recente pesquisa CNT/Sensus demonstrando a redução da diferença nas intenções de votos para Dilma Rousseff e José Serra.
Em aparte, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) manifestou seu apoio ao pronunciamento de Heráclito, chamando a atenção para a necessidade de uma reforma política no país que estabeleça limites a atuação de governantes em época de campanha eleitoral.
Eduardo Suplicy (PT-SP) defendeu Lula dizendo não encontrar nenhum trecho ofensivo nas falas do presidente divulgadas no noticiário.
14/10/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Heráclito Fortes cobra compromissos de campanha do governo Lula
Alvaro Dias acusa Lula de usar pronunciamento de governo para fazer campanha eleitoral
Valadares diz que a pobreza diminuiu no governo Lula e acusa oposição fazer campanha eleitoral no Plenário
Heráclito Fortes: 'PAC no Piauí é obra de ficção'
Heráclito Fortes quer gasoduto no Piauí
Obras do PAC no Piauí não passam de promessas, diz Heráclito Fortes