Valadares diz que a população deve ser esclarecida a respeito da gripe suína
Em pronunciamento nesta terça-feira (14), o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) disse que as autoridades sanitárias devem realizar junto a todos os meios de comunicação uma ampla campanha que ajude esclareça a população sobre as formas de propagação da gripe suína, provocada pelo vírus H1N1. Na avaliação do senador, a mídia deve atuar como uma "escola de prevenção" contra a doença, que já provocou mortes em vários países, inclusive o Brasil.
- Pacientes e pessoas que entram em contato com gripados devem lavar as mãos com água e sabão com maior frequência, levando em conta que essa medida simples reduz o risco de infecção e de transmissão. As autoridades devem divulgar por todos os meios, da forma mais didática, essa informação, alem de outras que ajudem a combater a propagação - afirmou.
Antônio Carlos Valadares disse ainda que as autoridades devem diagnosticar todos os suspeitos de serem portadores da doença, tendo em vista que o maior cuidado para que a pessoa infectada não passe o vírus adiante ainda é o isolamento domiciliar. Nesse sentido, afirmou, é essencial a ampliação da capacidade de diagnostico por parte do sistema de saúde pública de forma que se possa detectar prontamente e garantir a quarentena domiciliar de toda pessoa contaminada.
- A própria OMS [Organização Mundial de Saúde] recomenda que as pessoas com sintomas não saiam de casa e evitem aglomerações, além de que devem adotar repouso e ingestão maior de líquidos. Não há outra forma de minimizar a propagação da doença - ressaltou.
Para ampliar a capacidade de reconhecimento da gripe A, o senador defendeu a alocação orçamentária de emergência - da mesma forma como ocorre em enchentes e outras calamidades - para a imediata criação de novos centros de diagnóstico, dotados da modalidade de diagnóstico rápido, já que o país conta hoje com apenas três centros (Belém, Rio e São Paulo), nos quais a análise tem demorado sete dias para ser efetuada.
Antônio Carlos Valadares também defendeu a adoção de providências em favor dos trabalhadores da área de saúde, considerando que esses profissionais representam os "batalhões de frente" no combate à gripe suína.
- É preciso que a eles sejam garantidas melhores condições de trabalho em todos os sentidos e, junto com isso, a contratação em caráter emergencial de novos contingentes de enfermeiras, auxiliares de enfermagem, médicos e todo o pessoal adequado e necessário ao combate à gripe suína - afirmou.
15/07/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
CMO deve votar nesta terça-feira relatório da LDO e recursos para vítimas de enchentes e controle da gripe suína
Heráclito quer que população seja esclarecida sobre convocação
Rosalba: RN é campeão em mortes por gripe suína
Temporão fala na CAS sobre gripe suína
CAS vai debater uso de vacina homeopática contra gripe suína
Gripe suína já atinge indígenas, diz representante da Funasa