Valadares: é preciso exportar cada vez mais
A inserção brasileira no mercado global, em escala cada vez maior, é um requisito básico para que a população tenha melhores condições de vida, uma vez que as exportações geram emprego e riqueza, alertou o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE). Ele observou que a conquista de novos mercados externo é fundamental, inclusive, para reverter o endividamento externo, -que continua a atormentar toda a economia do país-.
Mas para que a política de comércio exterior brasileira tenha sucesso, observou, é necessário resolver dois graves problemas: diminuir a excessiva carga tributária, que continua, a seu ver, a onerar a vida econômica do país, e lutar contra o protecionismo dos países estrangeiros em relação a produtos que compõem expressiva parcela da pauta de exportação do país.
Antônio Carlos Valadares disse que além de excessiva, a carga tributária é distribuída de forma desigual, sufocando de maneira mais acentuada os setores industriais que, informou, representam 36% do Produto Interno Bruto (PIB) e contribuem com 65% da arrecadação nacional.
- O governo do presidente Lula, portanto, deve avançar, de forma austera e firme, tanto na contenção dos gastos públicos como na diminuição do risco Brasil, para que o país possa reduzir a carga tributária e aliviar o peso excessivo que a produção nacional tem de suportar, prejudicando a nossa competitividade internacional - alertou Antônio Carlos Valadares.
Com relação ao protecionismo, principalmente no que se refere a produtos primários, o senador aplaudiu a posição assumida pelo Brasil, que defendeu junto ao Comitê de Agricultura da Organização Mundial do Comércio (OMC), a redução das tarifas de importação de produtos e a cessação dos chamados subsídios internos, o que, a seu ver, representará um sensível acréscimo de competitividade para os produtos nacionais.
04/04/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Lista de fazendas aptas a exportar gado à Europa será atualizada a cada 15 dias
‘É preciso fazer uma Finlândia em cada cidade brasileira’, diz senador
LOBÃO DIZ QUE BRASIL PRECISA EXPORTAR MAIS
Ministério diz que agronegócio vai exportar mais de US$ 100 bilhões em 2012
Furlan diz que pequenas e médias empresas vão exportar mais
Brasil precisa exportar mais, afirma Valdir Raupp