Valadares fala sobre as ligações de Jorge Amado com o estado de Sergipe



Ao ocupar a tribuna do Senado para lamentar a morte de Jorge Amado, o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) lembrou das ligações que o escritor baiano tinha com o estado de Sergipe, e as raízes da família Amado naquele estado.

- Os Amados de G, como Gilberto, Genolino, Gilson, Gileno e Gildásio nasceram no meu estado, entre Itaporanga e Estância. Os Amados de J - Jorge e James - nasceram na Bahia - disse o senador.

Na época do Estado Novo (1937 a 1945), contou Antonio Carlos Valadares, Jorge Amado, por se opor ao regime de Getúlio Vargas, refugiou-se em Estância (SE), tornando-se "um estanciano pelo coração e um sergipano pela amizade permanente com a terra do seu pai, dos seus tios e dos seus primos". Ele disse que o escritor, sempre que podia, visitava Sergipe.

Antonio Carlos Valadares destacou que durante o tempo em que Jorge Amado esteve exilado em Estância impulsionou a vida cultural da cidade em parceria com o livreiro João Nascimento. Segundo o senador, Amado escrevia textos que moças e rapazes representavam. Sergipe, disse o senador, tem todos os motivos para partilhar com a Bahia a dor e o sofrimento que a morte do escritor Jorge Amado provoca.

- Neste momento de luto, apresento em nome do estado e do povo de Sergipe, que honrosamente represento nesta Casa, os mais sinceros pêsames a sua mulher Zélia Gatai, companheira permanente, mulher e amiga, mãe e também escritora, completando a biografia tão ilustre do marido amado, aos filhos, aos baianos e a todos os brasileiros que perderam a voz na circunstância da morte do seu maior e melhor intérprete - encerrou Valadares.

08/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valadares agradece investimentos em irrigação e infraestrutura no estado de Sergipe

Termina domingo exposição sobre Jorge Amado, autor de “Gabriela”

RELATOR QUESTIONA EDUARDO JORGE SOBRE LIGAÇÕES TELEFÔNICAS DE NICOLAU

Reitor da Universidade de Salamanca convida Sarney para simpósio sobre Jorge Amado

Valadares alerta sobre risco da mosca-negra-dos-citros em Sergipe

Prosseguem homenagens a Jorge Amado