Valadares faz alerta sobre uso mundial da água
O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) destacou em Plenário, nesta quarta-feira (19), perspectivas dramáticas traçadas em relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) para o uso dos recursos hídricos nos próximos anos. Segundo comentou, o documento apresentado no último Fórum Mundial da Água, realizado, no final de março, na Cidade do México, adverte que metade da população mundial poderá ser privada do acesso a água potável dentro de 15 anos.
Além de retratar como "absolutamente calamitosa" a disponibilidade de água na África Subsaariana, o estudo da ONU revela que uma em cada cinco pessoas já não dispõe de água potável. Valadares observa que a crescente urbanização mundial também é apontada como agravante. Assim, o documento prevê que, em 2007, metade da humanidade se concentrará em centros urbanos, vivendo em áreas precárias sem água e saneamento.
Em relação ao Brasil, que concentra 12% da água doce do planeta, Valadares acredita que a boa gestão dos recursos hídricos passa por uma gestão compartilhada entre governos, e não por imposições e pressões internacionais. O parlamentar reagiu à suposta tentativa de alguns países de transformar a água em bem público e inserir as reservas hídricas brasileiras em tratados internacionais da Organização Mundial do Comércio (OMC).
Outra questão abordada pelo parlamentar foi a aprovação pelo Senado, nesta terça-feira (18), de substitutivo a projeto de lei que introduziu alterações na legislação eleitoral, como a proibição de showmícios e a simplificação da propaganda eleitoral na TV.
- Foi uma luta titânica de quem deseja transparência e igualdade na disputa - comentou.
19/04/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Valadares lembra Dia Mundial da Água
No Dia Mundial da Água, Valadares defende revitalização do São Francisco
Jorge Viana destaca passagem do Dia Mundial da Água com alerta para risco de escassez
No Dia Mundial da Água, Flexa Ribeiro alerta para precariedade das condições de vida dos amazônidas
Valadares relata sua participação na Cúpula Mundial sobre Segurança Alimentar
Valadares alerta sobre risco da mosca-negra-dos-citros em Sergipe