No Dia Mundial da Água, Valadares defende revitalização do São Francisco



O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) aproveitou a celebração do Dia Mundial da Água, nesta quarta-feira (22), para propor ao país uma reflexão sobre seu uso responsável e consciente. E defendeu, em particular, a revitalização do Rio São Francisco, ação prevista em proposta de emenda à Constituição (PEC 524/02) de sua autoria, já aprovada pelo Senado e em tramitação na Câmara.

- O rio está doente, mas, em vez de recuperarem sua vitalidade, querem tirar sangue de um paciente enfermo - comparou, referindo-se ao projeto de transposição de suas águas para outras bacias hidrográficas.

Ao mesmo tempo em que sugeriu uma campanha nacional de combate ao desperdício de água, o parlamentar alertou para a necessidade de se afastar o risco de contaminação do Aqüífero Guarani, reservatório subterrâneo de água potável que se estende sob os territórios do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

Outra questão assinalada por Valadares foi a criação da Agência Nacional de Águas (ANA), considerada importante para a gestão de recursos hídricos no país.

- Mas ainda é necessário dar à ANA maior poder para que as atribuições de fiscalização e controle possam ser executadas - ressalvou.

22/03/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valadares defende revitalização do São Francisco

Valadares defende criação de fundo para revitalização do Rio São Francisco

Antônio Carlos Valadares defende revitalização ambiental do São Francisco

Valadares pede prioridade à PEC da revitalização do São Francisco

Valadares divulga ações para a revitalização do Rio São Francisco

Valadares pede apoio para programa de revitalização do São Francisco