Valadares festeja classificação da Praça de S. Francisco, em São Cristóvão (SE), como patrimônio da humanidade



O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) festejou a aprovação, pela Unesco (Órgão das Nações Unidas para a Cultura e a Educação), do conjunto histórico da Praça de São Francisco, em São Cristóvão (SE), como patrimônio cultural da humanidade. É o 19º bem brasileiro que recebe esta distinção, afirmou o parlamentar.

O senador salientou a votação unânime do conselho da Unesco para a aprovação, cujo pedido foi feito em conjunto pelo governador de Sergipe, Marcelo Deda, e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O parlamentar citou o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida, para quem a praça "é a melhor representação do Brasil no período da união ibérica, no século 16, quando Portugal e Espanha eram uma só coroa". Também citou o ministro da cultura, Juca Ferreira, para quem a decisão da Unesco "é um reconhecimento à singularidade do acervo cultural brasileiro"

O senador ainda destacou que a honraria concedida à cidade de São Cristóvão - primeira capital sergipana, fundada em 1590 - irá incrementar o turismo no estado, gerando mais emprego e renda.



03/08/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Praça em Sergipe é o mais novo patrimônio mundial da humanidade

Francelino Pereira registra campanha para tornar Rio São Francisco patrimônio da humanidade

CRE APROVA CIDADE DE GOIÁS COMO PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE

FRANCELINO DESTACA DIAMANTINA COMO PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE

Tião Viana parabeniza São Luís como Patrimônio da Humanidade

Rollemberg defende manutenção de Brasília como patrimônio cultural da humanidade