Valadares homenageia ex-prefeito Viana de Assis
O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) prestou homenagem póstuma ao ex-prefeito de Aracaju Antônio Viana de Assis, falecido na segunda-feira (21) na capital de Sergipe. Em pronunciamento da tribuna, nesta terça-feira (22) o senador destacou passagens da carreira do político sergipano.
De acordo com Valadares, quando eclodiu o movimento militar de 1964, Viana de Assis era líder, na Assembléia Legislativa, do governo estadual comandado por Seixas Dória. Com a Assembléia totalmente cercada pelas forças militares, Viana de Assis, ocupando a tribuna daquela Casa, fez enérgico pronunciamento contra a ditadura, a favor da democracia e pela manutenção do mandato de Seixas Dória.
Depois do discurso, acrescentou, Viana de Assis desceu as escadarias da Assembleia Legislativa e logo foi conduzido ao quartel do 28º Batalhão de Caçadores (BC), onde permaneceu preso até ser cassado pelo regime militar, "de forma injusta, abrupta e violenta".
Valadares afirmou que Viana de Assis recebeu "homenagem merecida", na Assembléia Legislativa, dos que admiravam sua luta em favor da "política no mais alto sentido, da ética, da decência e da valorização do processo democrático".
22/06/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado homenageia Assis Chateaubriand
Senado homenageia Machado de Assis
Valadares recebe prefeito de Batalha
Valadares registra morte de prefeito de Japaratuba (SE)
Museu da Língua Portuguesa homenageia Machado de Assis
Exposição homenageia Guimarães Rosa e Machado de Assis