Valadares lembra discurso de Tancredo em defesa do Legislativo



No dia 3 de outubro de 1980, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Tancredo Neves pronunciou um discurso defendendo o fortalecimento do Poder Legislativo. Ela sublinhou que essa era uma condição imprescindível para a existência de um regime verdadeiramente democrático. O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) repetiu algumas das palavras ditas naquela ocasião, durante sessão do Congresso em homenagem ao centenário de nascimento do político mineiro.

- Da vitalidade do Poder Legislativo se julga a força de um regime democrático. Quando inoperante e claudicante, expressa nas suas deficiências e deformações a precariedade do regime que espelha e serve. Mas se forte, respeitado e fecundo, está refletindo o vigor das instituições democráticas que nele se sustentam e dele recebe a seiva do seu vigor - discursou Valadares, repetindo as palavras que Tancredo pronunciou na OAB.

O senador por Sergipe acrescentou que, naquele pronunciamento, Tancredo Neves comentou que é o Congresso que força o Executivo a se tornar fecundo e realizador. O mineiro observou que é no Parlamento que se debatem as grandes decisões para os grandes problemas nacionais. O Legislativo é a Casa onde, através de seus representantes, o povo reivindica e apresenta suas inquietações, angústias e protestos.

Antonio Carlos Valadares também lembrou as duas vezes em que esteve com Tancredo Neves. Na primeira, no Palácio das Mangabeiras, residência oficial dos governadores de Minas Gerais, Valadares, a época vice-governador de Sergipe, foi incentivá-lo a disputar a eleição no colégio eleitoral para a Presidência da República. A segunda foi na Praça Fausto Cardoso, último comício de Tancredo Neves já candidato.

- Foi o maior comício que vi na vida. Milhares e milhares de pessoas encheram a praça no histórico dia da despedida da campanha eleitoral. A face de Tancredo era o retrato vivo da tranquilidade, apesar de estar cansado devido à campanha - lembrou Valadares.



03/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Temer lembra espírito agregador de Tancredo

Dornelles lembra papel de ACM na vitória de Tancredo

Hélio Costa lembra morte de Tiradentes e de Tancredo

Sérgio Machado lembra 16 anos da morte de Tancredo

Sarney lembra em São João Del-Rei legado de Tancredo para a democracia

Inácio Arruda lembra que dirigentes do PCdoB apoiaram ida de Tancredo ao Colégio Eleitoral