Valadares ressalta necessidade de medidas de combate à fome no Brasil
Na avaliação do parlamentar, as maiores causas da fome no país são a concentração de renda e as desigualdades regionais. Ele lembrou que, segundo a FAO, uma das formas de erradicar a fome é aumentar a produção de alimentos e melhorar as condições de vida, para que todos possam dispor do mínimo em matéria de alimentação.
O senador lamentou que a Constituição brasileira não tenha dado muita importância para a questão da fome, uma vez que não incluiu entre os direitos básicos do cidadão o direito à alimentação. Ele defendeu a aprovação de proposta de emenda constitucional de sua autoria que inclui a alimentação entre os direitos básicos do cidadão.
Valadares lembrou, ainda, que cerca de um bilhão de pessoas sofrem de má nutrição crônica nos países em desenvolvimento, das quais mais de 200 milhões são crianças menores de 5 anos de idade. A falta de vitaminas e sais minerais essenciais, disse o senador, tem causado diversos transtornos, como atrasos de crescimento, bócio e cegueira parcial ou total em outras centenas de milhões de pessoas em todo o mundo.
Em aparte, o senador Osmar Dias (PDT-PR) ressaltou que, nascem a cada ano, 90 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais 98% vivem em regiões sem condições de receber alimentos.
16/10/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Valadares está solidário ao novo governo no combate à fome
Brasil ressalta importância da agricultura no enfrentamento da fome
Valadares cobra medidas para o combate à seca no Nordeste
Brasil é referência no combate à fome
Brasil é destaque internacional no combate à fome
Brasil é referência no combate à fome no mundo