Valadares ressalta papel de Alencar na eleição de Lula em 2002




O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) afirmou, nesta terça-feira (29), que a contribuição de José Alencar nas eleições de 2002 foi fundamental para que Luiz Inácio Lula da Silva se elegesse presidente naquele ano. Segundo o senador, a presença de Alencar na chapa tranquilizou setores resistentes ao petista.

- A escolha de José Alencar como vice-presidente reforçou as pretensões daqueles que queriam mudar o Brasil. Sua presença na chapa de Lula trouxe a tranquilidade de que a palavra empenhada de Lula seria mantida, os compromissos do Partido dos Trabalhadores seriam cumpridos à risca - defendeu.

Para Antonio Carlos Valadares, a luta do ex-vice-presidente contra a política econômica de juros altos teria levado à queda dos juros e possibilitado o aumento nos investimentos produtivos e a consequente melhora da economia brasileira.

O parlamentar comentou a sagacidade política de José Alencar que, durante discurso de Lula em Sergipe, ao comparar o técnico e o político, disse sobre este último: "o político, no contexto da história das nações, tem importância muito maior porque ouve o povo e leva em conta seus sentimentos".

Valadares afirmou ainda que, ao morrer, José Alencar deixa a fama de homem empreendedor na vida privada e coerente na vida política.



29/03/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pedro Simon ressalta lealdade de José Alencar a Lula e diz que ele foi fiador do governo

Eleição de 2002 duplica representação feminina no Senado

Petecão ressalta humildade de José Alencar

Alencar ressalta luta da CNBB contra o arbítrio

Pesquisa para eleição ao governo do estado em 2002 repercute na tribuna

José Alencar destaca papel das instituições na construção da democracia