Valdir Raupp defende valorização do professor



O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) disse que a valorização do magistério é essencial para o desenvolvimento da educação no país. Lembrou que o futuro do país depende em grande parte do que estão hoje fazendo os professores.

Raupp disse que a educação e os educadores são tratados "com enorme descaso" no Brasil. A prova disso, afirmou é "a desvalorização do professor, o pagamento de salários indignos e condições de trabalho inadequadas", além de uma formação aquém do ideal para os docentes.

O senador, no entanto, ressalvou que a educação melhorou muito nos últimos anos, principalmente depois da instituição do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

- Não podemos fazer em dez anos o que não foi feito em cem - afirmou o senador, acrescentando que "pelas mãos dos professores passam nossas crianças e jovens".

Raupp homenageou os professores e professoras do Brasil, em especial os de Rondônia, "que muitas vezes lutam apenas armados de seu idealismo, contra enormes dificuldades e, às vezes, até perigos".

Em aparte, o senador Mão Santa (PMDB-PI) afirmou que todos os candidatos a Presidência nos Estados Unidos estão prometendo aumentar os anos de estudos, que naquele país atingem 18 anos em média, enquanto a média brasileira não passa de cinco.



15/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valdir Raupp defende valorização do professor

Valdir Raupp pede valorização dos professores

Garibaldi defende valorização da carreira de professor

Valdir Raupp defende aperfeiçoamentos na MP 443

Valdir Raupp defende permanência do PMDB no governo

Valdir Raupp defende implantação do complexo do Rio Madeira