Valdir Raupp destaca planos para construção da Ferrovia Transcontinental



O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) destacou nesta quinta-feira (5) em Plenário os planos do governo para a construção da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), que, com um total de 1.600 Km, deve começar pelo trecho considerado prioritário, de 1.000 Km, entre Campinorte, em Goiás, e Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso.

O senador informou que as obras devem começar em setembro de 2013. O projeto, continuou, é chegar até Porto Velho, capital de seu estado, que a seu ver será um dos grandes beneficiados com o novo trecho ferroviário, capaz de escoar a produção agropecuária da região.

A ferrovia, explicou Raupp, faz parte que um plano muito mais ambicioso: a Ferrovia Transcontinental (EF-354), que, com seus 4.400 quilômetros de extensão, ligará o litoral do norte do Rio de Janeiro até Rondônia, e daí seguirá até o Acre e o Peru, chegando ao Oceano Pacífico.

O resultado da construção das ferrovias, disse o parlamentar, levará à solução de vários gargalos na infraestrutura brasileira.

- O primeiro e mais óbvio deles será o encurtamento da produção nacional de carne e de soja para os mercados do hemisfério norte. O outro será a indução do progresso que as ferrovias têm o condão de promover – destacou.

De acordo com Raupp, a obra vai ser um passo importante para o desenvolvimento de Rondônia. Ele salientou que o desenvolvimento de São Paulo, estado mais rico do Brasil, deve parte de sua prosperidade às ferrovias escoavam a produção de café.

- Queremos nos ligar ao restante do Brasil e poder produzir para exportar para os grandes mercados consumidores do hemisfério Norte. Queremos o progresso que uma ferrovia ajuda a trazer e o turismo que ela enseja – disse.

Rodovias

Valdir Raupp ainda destacou a necessidade de restauração imediata da rodovia BR-364, que, de acordo com ele, está completamente esburacada. O senador explicou que cerca de 1.300 carretas de soja trafegam todos os dias nessa rodovia e que a estrada não tem capacidade do grande tráfego.

Raupp disse que o Brasil tem uma malha muito pequena de rodovias duplicadas e afirmou que a duplicação diminuirá acidentes, custos de frete e até o preço do combustível.



05/07/2012

Agência Senado


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