Valdir Raupp quer recursos chineses na Ferrovia Transcontinental




O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) disse que o Brasil deve aproveitar o interesse chinês em investir no Brasil, especialmente na Ferrovia Transcontinental, que vai do Rio de Janeiro e Bahia até Rondônia. De acordo com o parlamentar, o interesse chinês no projeto "é facilmente compreensível", uma vez a ferrovia levará a soja do Mato Grosso e outras cargas até o porto graneleiro de Porto Velho, que pode seguir posteriormente até o Oceano Pacífico, com a prolongação da linha até o Peru.

- A ferrovia trará uma redução significativa de custos operacionais na exportação dos produtos que compõem a maior parte da balança comercial - afirmou.

O senador informou que, como relator da medida provisória que estabeleceu o Plano Ferroviário Nacional, incluiu duas linhas, uma na Bahia e outra que liga Rondônia à divisa do Peru.

- Não há país desenvolvido que não disponha de um amplo e eficiente sistema ferroviário em seu transporte de cargas. Este modal nunca foi explorado no Brasil como deveria - afirmou o senador.

Valdir Raupp afirmou que o Banco Central anunciou um recorde em investimentos diretos na economia brasileira, com a entrada de US$ 23 bilhões no primeiro quadrimestre, o triplo do verificado no mesmo período do ano passado. Afirmou que os chineses vêm o Brasil "como a menina dos olhos para seus ambiciosos planos de investimentos", o que deve ser aproveitado pelo país.



30/06/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valdir Raupp destaca planos para construção da Ferrovia Transcontinental

Raupp comemora construção de ferrovia transcontinental

Raupp diz que chineses têm interesse em financiar ferrovia no Brasil

Anibal defende prolongamento de Ferrovia Transcontinental até o Acre

Jorge Viana defende investimentos nas obras da ferrovia Transcontinental

Valdir Raupp comenta relatório da ONU sobre recursos hídricos