Valdir Raupp diz acreditar em dias melhores para a educação do Brasil
"A maioria dos professores continua a sofrer com salários quase indignos, com o excesso de alunos em sala de aula, com a confusão pedagógica e com o quadro de indisciplina e violência que se espalhou pela maioria das escolas". Mesmo traçando um quadro negativo da situação atual vivenciada pelos professores, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) expressou sua confiança de que dias melhores virão e que a educação, enfim, se transformará efetivamente em prioridade no Brasil.
O senador assinalou que os países que decidiram investir maciçamente em educação conseguiram dar um salto de qualidade e se aproximar das nações desenvolvidas. Ele citou o caso específico da Coréia do Sul. Nos anos 50, a Coréia foi praticamente destruída por uma guerra civil que dividiu seu território ao meio. Um em cada três habitantes do país era analfabeto. Hoje, oito em cada dez conseguem chegar à universidade.
Para modificar essa realidade, o governo da Coréia do Sul tornou, através de lei, o ensino básico prioridade. Os recursos foram concentrados nos primeiros oito anos de estudo. Depois dessa reforma educacional, a economia do país passou a crescer, em média, 9% ao ano, durante três décadas. Valdir Raupp disse que o Brasil deve copiar o modelo e investir maciçamente em educação.
O pronunciamento de Valdir Raupp teve o objetivo de celebrar o Dia do Professor, que transcorre nesta quinta-feira, 15 de outubro. Ele disse que educadores ilustres como Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro, Gustavo Capanema, João Calmon e Paulo Freire devem ser vistos não como mitos, mas sim como símbolos de determinação e competência que devem servir de exemplo aos demais professores.
14/10/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Valdir Raupp propõe que senadores dêem prazo de 60 dias para apurar denúncias
Valdir Raupp elogia programa de educação profissionalizante do governo
Valdir Raupp registra lançamento da Agenda Legislativa do Cooperativismo e destaca importância do setor para o Brasil
Alvaro Dias e Valdir Raupp avaliam efeito da arrecadação recorde sobre investimentos em saúde
Valdir Raupp pede ao governo que comande o processo de implantação da educação em tempo integral no país
Valdir Raupp critica excesso de burocracia no Brasil