Valdir Raupp elogia Nelson Jobim e pede mais recursos para combater tráfico de drogas nas fronteiras




O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) elogiou em Plenário, nesta segunda-feira (8), a atuação do ex-ministro Nelson Jobim à frente do Ministério da Defesa. O parlamentar considerou um "trabalho exemplar" o programa de defesa e proteção das fronteiras brasileiras contra o avanço do narcotráfico, implantado por Jobim.

Para Raupp, Jobim foi responsável também por quatro anos de "tranquilidade" entre as Forças Armadas, que vinham sendo reaparelhadas pelo ex-ministro.

-Eu lamento, profundamente, que o ministro tenha deixado o Ministério da Defesa, porque tenho certeza que com a sua continuidade a tranquilidade continuaria reinando. Espero e faço votos que o novo ministro, Celso Amorim, possa também tão bem desempenhar o papel à frente do Ministério da Defesa, assim como desempenhou Nelson Jobim. - disse, ao defender a competência e a capacidade do ex-ministro.

Nelson Jobim foi demitido pela presidente Dilma Rousseff após uma série de declarações negativas sobre o governo. Na última delas, em reportagem publicada na revista Piauí, Jobim afirmou que a ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, "não conhece Brasília" e chamou a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, de "fraquinha".

Raupp elogiou o desempenho de Jobim como ministro da Defesa, como ministro e presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), cargo que ocupou entre 2004 e 2006, e como deputado constituinte.

Narcotráfico

O senador disse que especialistas têm opinião unânime de que o Brasil deve intensificar medidas de vigilância e controle de suas fronteiras para combater o tráfico de entorpecentes. O parlamentar afirmou que as drogas comercializadas nos grandes centros do país entram pelas "frestas das divisas", formadas por rios e florestas.Ele pediu mais recursos para combater o narcotráfico nas fronteiras.

-Em Rondônia, por exemplo, a fronteira com a Bolívia tem sido bastante utilizada para tais ações, segundo informações da nossa inteligência policial. No ano passado, a operação [da Polícia Federal] denominada "Cinco Estrelas" confirmou que traficantes internacionais utilizavam essa fronteira para entrar a droga no Brasil e, depois, distribuí-la pelo território nacional - disse o senador, citando os estados do Acre, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul como outras rotas do tráfico de drogas.

O parlamentar sugeriu ainda que a Polícia Federal atue diretamente, utilizando sua área de inteligência, e com o auxílio da Força Nacional de Segurança, na captura e interceptação dos agentes do tráfico internacional. Já as polícias civil e militar, além da Polícia Rodoviária Federal (PRF), deveriam atuar na obstrução interna à circulação das drogas.

O senador defendeu a ação coordenada de todas das forças policiais e militares para vencer a "árdua batalha" do narcotráfico.



08/08/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valdir Raupp pede mobilização das Forças Armadas para combater narcotráfico nas fronteiras

Paulo Davim elogia medidas do governo federal para combater consumo e tráfico de drogas

Alvaro Dias pede prioridade para o combate a o tráfico de drogas e armas nas fronteiras

Policiais e especialistas pedem mais recursos para combater tráfico de pessoas

Valdir Raupp pede mais atenção do governo para a pecuária

Senado busca destinação mais eficiente para recursos apreendidos no tráfico de drogas