Valdir Raupp quer que Itamaraty exija tratamento justo da União Européia
Ao qualificar como uma "decisão arbitrária" o embargo à carne bovina brasileira decretado pela União Européia (UE), o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) defendeu o enfrentamento do "nosso parceiro comercial que assume voluntariamente o papel de oponente em seu próprio terreno". Ele sugeriu que o Itamaraty pressione a União Européia para exigir um tratamento justo.
- Não podemos aceitar que uma medida injusta e arbitrária dos países ricos venha dissipar seus efeitos positivos, na medida em que desvaloriza a carne, desestimula a produção pecuária e acarreta uma série de conseqüências econômicas e sociais indesejáveis - afirmou.
Raupp também fez um apelo ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, para que agilize as medidas necessárias ao atendimento das exigências da UE para a exportação de carne brasileira. Ele ressaltou que são evidentes as motivações de competição comercial para a adoção do embargo comercial.
O senador Valter Pereira (PMDB-MS) disse, em aparte, que conhece o ministro Reinhold Stephanes há muitos anos e não o vê como um "frouxo", mas, sim, como um homem equilibrado. Ele enfatizou que acredita no sucesso da negociação que conduz junto à União Européia.
19/02/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Itamaraty divulga nota sobre mudança no sistema de preferência tarifária da União Europeia
Valdir Raupp destaca união do PMDB e aliança com o PT
Valdir Raupp: transferência de servidores de RO para União será votada no dia 16
Valdir Raupp manifesta indignação com demora na transferência de servidores de RO para a União
Valdir Raupp volta a cobrar transposição de servidores de Rondônia aos quadros da União
Valdir Raupp pede imediata transposição de servidores de Rondônia aos quadros da União