Valdir Raupp ressalta importância da associação maçônica Grande Oriente do Brasil
O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) parabenizou, nesta segunda-feira (25), o Grande Oriente do Brasil pelos 190 anos de existência e chamou a atenção para a relevância dos serviços prestados pela instituição. O senador disse que o Grande Oriente do Brasil tem grande expressividade na sociedade brasileira e foi, durante mais de um século, a única associação de lojas maçônicas no país.
- As suas 2.400 lojas e quase cem mil filiados a tornam a maior potência maçônica do mundo latino – disse.
Valdir Raupp lembrou que o Grande Oriente teve papel fundamental no processo de constituição do Brasil. Ele recordou que os maçons foram responsáveis pela formação política do país, já que estiveram envolvidos com o processo de independência e, em um segundo momento, com a manutenção da integridade territorial e pacificação dos vários conflitos que se seguiram à independência do Brasil.
- O primeiro grão-mestre foi ninguém menos do que José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patriarca da Independência. O segundo grão-mestre foi Dom Pedro I, proclamador da Independência Nacional e Imperador Brasileiro – ressaltou.
O senador disse ainda que a associação desempenhou papel fundamental em outros dois eventos centrais da história do Brasil: a abolição da escravidão e a proclamação da República. Para ele, essa participação política refletiu, sobretudo, a consecução dos ideais maçônicos, entre eles, a defesa da democracia, a liberdade, a igualdade e a fraternidade.
- O Grande Oriente do Brasil, ao longo de sua história, tem agido de maneira coerente na busca da defesa do princípio da dignidade da pessoa humana – afirmou.
Paraguai
O senador ainda manifestou preocupação com o povo paraguaio e com os brasiguaios, que são os brasileiros que vivem no Paraguai. Ele disse que não tem como criticar o governo que sofreu impeachment e nem o parlamento paraguaio, já que a destituição do governo foi amparada pela Constituição e pelas leis que regem a República do Paraguai.
- Espero que esse conflito não atrapalhe o crescimento do Paraguai, não atrapalhe o desenvolvimento da sociedade paraguaia. Acho que sanções, neste momento, não vão resolver o problema – disse.
Valdir Raupp solicitou à diplomacia brasileira que se empenhe na resolução desse impasse.
25/06/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mozarildo homenageia 190 anos da loja maçônica Grande Oriente do Brasil
Valdir Raupp ressalta importância de hidrelétrica no Rio Madeira
Valdir Raupp registra lançamento da Agenda Legislativa do Cooperativismo e destaca importância do setor para o Brasil
Valdir Raupp ressalta afinidades com Tebet
Valdir Raupp ressalta apoio da população à reforma da Previdência
Valdir Raupp ressalta relevância estratégica da agricultura para o país