Valdir Raupp ressalta relevância estratégica da agricultura para o país



O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) afirmou, nesta segunda-feira (30), que a agricultura tem importância estratégica para o país. Segundo ele, a participação do agronegócio na balança comercial brasileira atingiu 43,3% no primeiro semestre deste ano.

– A agricultura é e vem sendo o grande sustentáculo do nosso crescimento econômico – disse.

Raupp defendeu que a agricultura e a pecuária nacionais necessitam de modernização tecnológica e administrativa para que possam atender à crescente demanda interna e externa. Para o senador, o campo e a cidade precisam de mais proximidade, com o intuito de dar mais acesso tecnológico aos produtores rurais, com vistas ao aumento da produtividade.

– A agricultura brasileira precisa se modernizar, adequar-se aos novos desafios tecnológicos, criar mecanismos eficientes de antecipação de cenários e de avaliação de resultados – afirmou.

De acordo com Raupp, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) espera que o Brasil possa aumentar em mais 100 milhões de toneladas sua produção de grãos nos próximos 20 anos, atendendo ao crescimento da demanda mundial por alimentos. Para que isso aconteça, observou o senador, serão necessários também mais investimentos em infraestrutura, principalmente armazenagem, estocagem, escoamento da produção (portos, rodovias, ferrovias, hidrovias) e tecnologia.

– É hora de escolhermos o futuro que queremos ter no cenário mundial do agronegócio. Temos todas as condições de assumirmos um papel de liderança indiscutível nessa área tão fundamental para o bem-estar da humanidade. Basta adotarmos as atitudes corretas e assumirmos nossa vocação agrícola, não como um sintoma de atraso, mas como uma oportunidade de crescer com sustentabilidade, inovação tecnológica e relevância estratégica e política – concluiu Raupp.

Pesar

Pouco depois de seu pronunciamento, quando presidia os trabalhos da sessão, Valdir Raupp registrou o falecimento do ex-senador por Rondônia Reinaldo Galvão Modesto. Raupp disse que Modesto era engenheiro agrônomo e foi superintendente do Incra.

Em nome do Senado, Raupp expressou condolências à família de Modesto, que foi senador entre 1983 e 1987. Modesto faleceu no domingo (29), em Campo Grande (MS), em virtude de parada cardíaca.



30/09/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valdir Raupp ressalta afinidades com Tebet

Valdir Raupp ressalta importância de hidrelétrica no Rio Madeira

Valdir Raupp ressalta apoio da população à reforma da Previdência

Valdir Raupp ressalta importância da associação maçônica Grande Oriente do Brasil

Valdir Raupp destaca importância do Plano Safra da Agricultura Familiar

Valdir Raupp critica excesso de partidos no país