Valmir Amaral homenageia ex-presidente do JB



O senador Valmir Amaral (PMDB-DF) homenageou a memória do jornalista Manoel Francisco do Nascimento Brito, ex-presidente do Jornal do Brasil, falecido há um ano, afirmando que ele foi um dos principais modernizadores da imprensa escrita brasileira.

O senador observou que Nascimento Brito, ao longo dos 50 anos em que exerceu a presidência do JB, sempre lutou pela liberdade de opinião, levando-o, conforme informou, a entrar em conflito com os órgãos de censura durante o regime militar.

- Ninguém esquece como o Jornal do Brasil noticiou o clima político que o país vivia no dia seguinte ao da promulgação do Ato Institucional Número 5 (AI-5), sob o disfarce de boletim meteorológico, uma idéia que partiu do jornalista Alberto Dines e foi aprovada pelo dr. Brito - lembrou Valmir Amaral, para quem o ex-presidente do JB sempre foi um homem comprometido com a qualidade jornalística.

Na oportunidade, o senador pelo Distrito Federal comemorou a passagem do Dia Nacional do Gráfico, ocorrido no dia 7 de fevereiro, observando que a categoria sempre desempenhou um papel relevante na construção da democracia e do progresso brasileiros.

Valmir Amaral, a propósito, destacou o trabalho realizado pela Secretaria Especial de Editoração e Publicações (Seep) - a Gráfica do Senado - "hoje totalmente informatizada e que atende com eficiência às duas Casas do Congresso Nacional".



19/02/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valmir Amaral homenageia tradutores

Valmir Amaral homenageia Dia do Geógrafo

Valmir Amaral homenageia secretárias

Valmir Amaral homenageia Santos Dumont e o 14 Bis

Valmir Amaral homenageia servidores públicos

Valmir Amaral homenageia secretárias e profissionais de RP