Valmir Amaral homenageia secretárias



O senador Valmir Amaral (PMDB-DF) homenageou a passagem do dia da secretária, comemorado no dia 30 de setembro. Para Amaral, hoje a secretária possui redobrados deveres para com a sociedade.

- Antes era uma função considerada por muitos como apenas burocrática. Na atualidade é uma função que demanda uma profissional objetiva, bem informada e capacitada na tomada de decisões, uma assessora com autonomia e novas responsabilidades. Compreensão, sensibilidade e entendimento mútuo são os atributos que fazem o diferencial da secretária moderna na competitividade crescente em que vivemos - disse.

Amaral lembrou que as origens da celebração dessa data remontam a meados do século XIX. Lilian Sholes, a primeira mulher a datilografar em público, nasceu em 1850 e aniversariava no dia 30 de setembro. Lilian era filha de Christopher Sholes, um dos inventores da máquina de escrever, criada em 1867, durante a segunda fase da Revolução Industrial.

Por ocasião do centenário de nascimento de Lilian, em 1950, diversas empresas fabricantes de máquinas de escrever promoveram comemorações e concursos para a escolha das melhores datilógrafas. Tais concursos se anualizaram e o surgimento de associações de classe fez com que a data se popularizasse como forma de reconhecimento da profissão, informou Valmir Amaral.



01/10/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valmir Amaral homenageia secretárias e profissionais de RP

Valmir Amaral homenageia tradutores

Valmir Amaral homenageia Dia do Geógrafo

Valmir Amaral homenageia ex-presidente do JB

Valmir Amaral homenageia Santos Dumont e o 14 Bis

Valmir Amaral homenageia servidores públicos