Valmir Amaral parabeniza cientista brasileira
O senador Valmir Amaral (PMDB-DF) homenageou a pesquisadora e professora do Instituto de Biofísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) doutora Lúcia Mendonça Previato, que recebeu o prêmio L"Oreal "Mulheres e Ciência", concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A cientista, contou o senador, foi uma das cinco ganhadoras em todo o mundo e foi escolhida entre 180 concorrentes.
Lúcia Mendonça Previata, descreveu Valmir Amaral, que também é coordenadora da área de Ciências Biológicas e Biomédicas das Fundação Carlos Chagas Filho, de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj), dedica-se à pesquisa no campo da glicobiologia - que é o estudo dos açúcares complexos que se unem a outras moléculas, como as proteínas. A premiação foi concedida por ela haver decifrado o mecanismo da interação entre o trypanosoma cruzi, que é o protozoário parasita transmissor da doença de Chagas entre humanos, e as células hospedeiras humanas.
A importância da descoberta, destacou o parlamentar, é que a doença de Chagas é endêmica na América Latina e, de acordo com estimativas, afeta 18 milhões de pessoas no continente americano, "o que chega a ser alarmante sob o ponto de vista social e de saúde pública", avaliou o senador. Lúcia nasceu em Maceió (AL) e sempre se dedicou à vida acadêmica, acrescentou Valmir Amaral.
A pesquisadora é a segunda brasileira a receber esse prêmio, informou ainda o senador. Em 2001, a geneticista Mayana Zatz, da Universidade de São Paulo (USP), que realizou estudos na área de distrofia muscular, também foi premiada pela Unesco.
10/05/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Valmir Amaral parabeniza Fibra pelo trabalho para desenvolver o DF
Valmir Amaral elogia avicultura brasileira
Valmir Amaral defende presença brasileira mais ativa na construção de refinarias
Valmir Amaral homenageia tradutores
Valmir Amaral homenageia Dia do Geógrafo
Valmir Amaral festeja Dia do Esportista