Valmir Amaral pede atenção para prevenção e diagnóstico precoce do câncer



Com a passagem no último dia 8 do Dia Mundial do Combate ao Câncer, o senador Valmir Amaral (PMDB-DF) pediu um aprofundamento da conscientização dos brasileiros para a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença.

Segundo informou, foram registrados no Brasil em 2003 cerca de 400 mil novos casos da doença e 127 mil mortes foram causadas neste ano pelo câncer. Entre as mulheres, a moléstia ataca mais comumente a mama e, em ambos os sexos, o mais freqüente é câncer de pele. O senador destacou, no entanto, que a medicina brasileira vem acompanhando os avanços mundiais no tratamento e cura do problema.

- O papel dos médicos e das instituições de saúde é divulgar a idéia da prevenção e os métodos de como prevenir a doença. Tudo o que se pode investir e fazer em matéria de acompanhamento e prevenção vale a pena, uma vez que é enorme a diferença entre tratar no início ou em estágios mais avançados. Os custos materiais e em sofrimento para as pessoas doentes, as famílias e a sociedade crescem enormemente quando não há prevenção - afirmou.

Amaral disse que o combate ao câncer deve acontecer "sem tréguas" e que a população precisa ser esclarecida. Ele defendeu ainda maior alocação de recursos para estudo, pesquisa e aparelhamento médico de combate à doença. Para Valmir Amaral, o combate ao câncer deve ser um esforço de todos e trazer benefícios a toda a sociedade.



20/04/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


HC moderniza técnica para o diagnóstico precoce do cancêr de pele

Novembro Azul alerta para diagnóstico precoce do câncer de próstata

Campanha alerta para importância da mamografia no diagnóstico precoce do câncer de mama

Câncer infantil: diagnóstico precoce e quimioterapia permitem cura de até 80%

Plano de Ações Estratégicas inclui diagnóstico precoce do câncer

Diagnóstico precoce, principal arma contra o câncer infanto-juvenil