Valmir Amaral presta homenagem aos médicos pelo seu dia



O senador Valmir Amaral (PMDB-DF) prestou uma homenagem a todos os médicos do Brasil, que comemoraram seu dia em 18 de outubro. Ele ressaltou que a atividade do médico não pode ser confundida com uma mera prestação de serviço ou com uma atividade comercial ou técnica, lembrando que o exercício da medicina requer "características muito pessoais para acolher com desprendimento seres humanos acometidos de doenças muitas vezes graves e incuráveis".

A atividade do médico, frisou o senador, muitas vezes é prejudicada por fatores externos à área da saúde, pois a falta de saneamento básico, de água potável, de condições de higiene e de oportunidade de trabalho, com reflexos sobre o nível de renda da população, impossibilitam uma ação mais efetiva da medicina.

Valmir Amaral também chamou a atenção para o aviltamento salarial dos profissionais da área médica, que leva muitos médicos a enfrentar mais de um emprego, com uma carga horária excessiva, o que compromete a qualidade do atendimento e muitas vezes leva ao erro médico.

O senador lembrou as dificuldades enfrentadas para o exercício da profissão e os cortes de verbas para área da saúde, ressaltando a abnegação, a dedicação e a proficiência dos médicos que, conforme afirmou, concretizam com o seu trabalho o direito dos brasileiros à saúde assegurado pela Constituição federal.




04/11/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valmir Amaral presta homenagem a Brasília

Valmir Amaral presta homenagem a artistas e nutricionistas

Valmir Amaral presta homenagem aos 41 anos de Brasília

Valmir presta homenagem a Rachel de Queiroz

Valmir Amaral parabeniza Fibra pelo trabalho para desenvolver o DF

Delcídio Amaral presta homenagem a Carlos Wilson e José Herrmann