Valmir Amaral questiona se Brasil não está caminhando para mais uma década perdida



Afirmando que o povo brasileiro não agüenta mais ver sua renda diminuir, enquanto os bancos registram rendimentos recordes, o senador Valmir Amaral (PMDB-DF) questionou em discurso nesta quinta-feira (22) se o Brasil não está caminhando para mais uma década perdida.

- O governo precisa, de uma vez por todas, dar uma guinada na direção de sua política econômica, no sentido de gerar emprego e renda - disse o senador.

Valmir Amaral frisou que os números da economia são amargos e citou dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que mostram que o índice de desempregados continua a crescer, chegando à casa dos 12% nas seis maiores regiões metropolitanas do país.

O parlamentar explicou que, em comparação a fevereiro de 2003, a renda média do trabalhador brasileiro teve uma queda de 5,7%, cerca de 20% abaixo do seu nível em 1998, em termos reais. Na avaliação do senador, o único indicador que o Banco Central e a equipe econômica parecem enxergar é o das metas de inflação.

- Não interessa se os salários estão corroídos, se os impostos e as tarifas públicas são onerosos, se não há política industrial efetiva nem estímulo à produção e geração de empregos. O que importa é controlar a inflação, uma miopia que só vislumbra a fria leitura de balancetes - disse.

Valmir Amaral criticou a equipe econômica por, mediante altas taxas de juros, estrangular a capacidade de produção e de crescimento nacional. Para efeito de comparação, disse que a ação do governo se assemelha a controlar uma hemorragia na perna com sua amputação. Ele pediu que se estabeleça um novo pacto para o progresso da economia nacional.

Ao responder um aparte em que no senador Mão Santa disse que o governo não está sabendo estimular o empresariado, Valmir Amaral disse que esposa trabalha de domingo a domingo numa concessionária Fiat e, no fim do mês, reclama sempre por que a empresa não consegue registrar nem 1% de lucro líquido. Segundo o senador, isso vem acontecendo há quase 24 meses.



22/04/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ministro da Fazenda diz que Brasil não terá década perdida

Tião Viana diz que Brasil está caminhando bem, com prudência

Para diretora-gerente do FMI, líderes mundiais devem agir rápido para evitar nova década perdida

Valmir Amaral homenageia a Marinha do Brasil

Valmir Amaral defende participação do Brasil na reunião do G-8

VALMIR AMARAL QUER SOCIEDADE MAIS JUSTA EM 20001