Tião Viana diz que Brasil está caminhando bem, com prudência



O líder do PT no Senado, Tião Viana (PT-AC), contestou as críticas da oposição sobre a existência de pessimismo generalizado na sociedade brasileira. Segundo disse ele nesta terça-feira (15), as pesquisas de opinião mostram ser sólido o apoio ao governo e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está sendo internacionalmente consagrado como nova personalidade política da América Latina.

O senador admitiu que o país está atravessando uma fase de estagnação econômica e desemprego em ascensão, mas garantiu ser uma situação passageira, derivada da profunda crise em que estava o país, quando o governo Lula começou: dólar a R$ 4, risco Brasil recorde e ausência de linhas de crédito para exportações, variáveis que o governo já conseguiu reverter.

Tião Viana considerou normal a existência de negociações sobre a reforma da Previdência, dizendo que a greve dos servidores não assusta o PT, tão habituado a lidar com elas nas prefeituras que governou. Para ele, pressões são legítimas e, no final, vai se chegar a um bom acordo, garantiu.

Em aparte, o senador Sérgio Guerra (PSDB-PE) argumentou que falar de pessimismo generalizado na sociedade pode ser um exagero, mas certamente há muita gente preocupada com os rumos do governo, que contrariam compromissos explícitos assumidos pelo PT em 23 anos de existência.

Também em aparte, o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) reconheceu ser necessário modificar a Previdência Social, mas afirmou que essa reforma não pode ser feita pelos governadores. -Se querem opinar, que façam reformas em seus respectivos estados, deixando que Lula cuide apenas do plano federal-, argumentou. Para o vice-líder do governo no Congresso, senador Hélio Costa (PMDB-MG), o governo está no rumo certo.



15/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valmir Amaral questiona se Brasil não está caminhando para mais uma década perdida

TIÃO VIANA: BRASIL ESTÁ DESPREPARADO PARA ENFRENTAR PROBLEMAS DOS IDOSOS

Brasil está bem, mas o momento é de prudência, diz Armínio Fraga

Renan: Tião Viana está conduzindo processo com isenção

Ideli diz que candidatura de Tião Viana está consolidada e é irreversível

Tião Viana: "governo está sensível" à isenção de aposentado por invalidez