Valmir Amaral defende participação do Brasil na reunião do G-8



O senador Valmir Amaral (PMDB-DF) defendeu a necessidade de representantes brasileiros participarem, mesmo na condição de observadores, da próxima reunião do chamado G-8, grupo de países que reúne as maiores economias do mundo, a ser realizada em junho, nos Estados Unidos. Para o senador, a sua pretensão não representa pura ousadia, mas está baseada em aspectos concretos, já que o Brasil é um dos países mais extensos territorialmente, mais populosos, além de possuir um Produto Interno Bruto (PIB) dos maiores do mundo.

- Mas somente abandonando atitudes subservientes é que conseguiremos atingir grandes objetivos como o da obtenção de uma cadeira permanente no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) - alertou Valmir Amaral, para quem a atual política externa brasileira, sob o comando do ministro Celso Amaral, dá mostras de que o país está no caminho certo para conquistar melhores posições no plano externo.

Como prova, Valmir Amaral citou opiniões de renomados analistas internacionais, como os cientistas políticos Viriato Soromenho Marques, professor da Universidade de Lisboa, e Stéplane Montclair, da Universidade de Paris. Ambos, observou o senador, enalteceram o desempenho diplomático do atual governo.

Para o representante do Distrito Federal, já era tempo de o país ter uma política externa digna da importância do Brasil no concerto das nações e à altura das nossas melhores tradições, como a que está sendo colocada e prática pelo atual governo.



05/04/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valmir Amaral defende a aprovação do projeto que modifica a CLT

Valmir Amaral defende fim das barreiras comerciais a países pobres

Valmir Amaral homenageia a Marinha do Brasil

Valmir Amaral defende ação do governo para reabilitar a SBPC

Valmir Amaral defende aumento de pena para crime de receptação

Valmir Amaral defende presença brasileira mais ativa na construção de refinarias