Valmir Amaral saúda posse do novo presidente do STF



O senador Valmir Amaral (PMDB-DF) cumprimentou o novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Maurício Corrêa, e fez um breve histórico da vida pública do advogado mineiro, que qualificou como -independente e corajoso, comprometido apenas com os interesses da sociedade-.

Nascido em São João do Manhuaçu (MG), Maurício Corrêa formou-se pela Faculdade de Direito de Minas Gerais em 1960, e começou a advogar em Brasília no ano seguinte. A partir de 1975, atuou como conselheiro da seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), assumindo, quatro anos mais tarde, a presidência da entidade, exercendo quatro mandatos sucessivos.

Em 1986, Maurício Corrêa foi eleito senador pelo Distrito Federal, participando ativamente das comissões e subcomissões da Organização dos Poderes e Sistemas de Governo, do Poder Judiciário e do Ministério Público no Senado. Atuou como vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apurou as denúncias de Pedro Collor contra Paulo César Farias, que viria a culminar na renúncia do presidente Fernando Collor de Mello, em 1992.

Em outubro de 1992, Maurício Corrêa assumiu o Ministério da Justiça, convocado pelo então presidente Itamar Franco, e durante sua gestão apresentou o projeto de criação da Secretaria Nacional de Entorpecentes, atual Secretaria Nacional Antidrogas.



09/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valmir Amaral saúda garis, apicultores e metrologistas

TOMA POSSE VALMIR AMARAL

Romero Jucá saúda posse de Sérgio Amaral

Valmir Amaral homenageia ex-presidente do JB

Cícero Lucena saúda posse de novos presidente e vice do TCU

Presidente de representação brasileira se diz 'otimista' sobre Parlasul após posse de novo presidente paraguaio