Valmir aplaude campanha de doação de órgãos e tecidos
O senador Valmir Amaral (PMDB-DF) elogiou a campanha do Ministério da Saúde de conscientização da sociedade sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. Para ele, a iniciativa é oportuna e essencial, pois no Brasil os pacientes ficam cerca de 24 meses à espera de um doador, enquanto nos países desenvolvidos essa média é de seis meses.
Além dessa campanha, o senador sugeriu maior divulgação do Sistema Nacional de Transplantes, das Listas Únicas de Receptores e das Centrais Estaduais de Transplantes. O objetivo seria dar mais credibilidade ao processo de seleção dos receptores, mostrando que os beneficiários dos transplantes são escolhidos com critérios justos e transparentes.
Outra ação complementar sugerida pelo senador foi a de informar melhor a população sobre o que é morte cerebral. Na sua opinião, a desinformação leva à desconfiança dos familiares de possíveis doadores. Muitas vezes, acrescentou, a família pensa que ainda existem recursos para salvar a vida de pessoas com diagnóstico de morte cerebral.
- Vencidos os medos, a desinformação, o preconceito e a desconfiança, só restará contar, para um aumento excepcional no número de doações e transplantes em nosso país, com a generosidade do povo brasileiro. E com esta, disso somos testemunhas, o Brasil sempre pôde contar - afirmou Valmir.
15/12/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
HC participa de campanha de doação de órgãos e tecidos
Brasil lança Campanha Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos
Saúde: Doação de órgãos e tecidos tem o melhor ano da história em SP
VALMIR ELOGIA REGULAMENTO DA LEI DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E FAZ SUGESTÕES
DUTRA: NÃO FOI FEITA A CAMPANHA SOBRE A LEI DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS
Assembléia é parceira na campanha em favor da doação de órgãos