VALMIR CAMPELO: LEMBRANÇA DE GETÚLIO PERMANECE



Durante homenagem prestada pelo Senado ao ex-presidente Getúlio Vargas, o senador Valmir Campelo (PTB-DF) afirmou hoje (dia 27) que "a lembrança de Getúlio na vida política brasileira permanece gravada na memória do povo, como se fosse um guardião invisível a desafiar a injustiça contra os fracos e oprimidos".

Ele disse que "o Brasil, que está envolvido em amplo processo de reformas estruturais, deve meditar acerca do legado e das lições que nos deixou esse gigante da vida política brasileira".

Valmir Campelo lembrou que, com Getúlio Vargas, os trabalhadores alcançaram conquistas inéditas na história do país, como a formação dos institutos de aposentadoria, a instituição de assistência médico-hospitalar,fixação dos horários de trabalho e das férias remuneradas. Tais conquistas, a seu ver, transformaram o ex-presidente em "autêntico mito do trabalhismo brasileiro".

Para o senador, a história republicana brasileira divide-se em antes e depois de Getúlio Vargas. "Não é nenhum favor reconhecer em Getúlio o verdadeiro fundador do Estado brasileiro. É sob sua orientação que se criam estruturas que ainda hoje sustentam o Estado, bem como as ações que culminam no processo de industrialização do país", observou.

O ex-presidente, entretanto, segundo Campelo, não foi capaz de vencer a campanha de escândalos desencadeada pelo atentado contra o então jornalista Carlos Lacerda e suicidou-se no dia 24 de agostode 1954. " Seu ato extremo, no entanto, não pode ser classificado como egoísta. Foi um ato generoso, que teve o condão de reverter o clima político e evitar o derramamento de sangue iminente", concluiu.



27/08/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


VALMIR CAMPELO: É HORA DE MEDITAR SOBRE O LEGADO DE GETÚLIO

VALMIR CAMPELO SE DESPEDE DO SENADO

VALMIR CAMPELO DESTACA RESTAURAÇÃO DE RODOVIAS

VALMIR CAMPELO DEFENDE MANUTENÇÃO DO SENAC

VALMIR CAMPELO DESTACA O PAPEL DA MAÇONARIA

CABRAL APLAUDE INDICAÇÃO DE VALMIR CAMPELO PARA O TCU