CABRAL APLAUDE INDICAÇÃO DE VALMIR CAMPELO PARA O TCU



O senador Bernardo Cabral (PFL-AM) destacou hoje (dia 10) a aprovação na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), por unanimidade, de parecer favorável à indicação do nome do senador Valmir Campelo (PTB-DF) para o cargo de ministro do TCU (Tribunal de Contas da União). Cabral disse que a ida de Campelo para aquela Corte é um prêmio a um companheiro que sempre primou pela dignidade, retidão e comportamento.

Cabral salientou que, no TCU, Valmir - cuja indicação será submetida ainda ao plenário do Senado, e depois à Câmara dos Deputados - vai suceder "um grande amigo do Parlamento, o ministro Paulo Afonso Martins". Ele formulou "votos de que Valmir dê seqüência ao seu trabalho, olhando para o futuro sem medo de olhar para o seu passado". Ele acrescentou que "a indicação tem um alto significado para o Senado Federal, porque, tenho certeza, Valmir Campelo vai dar um basta à impunidade que até agora tem sido um prêmio aos desonestos".

Em aparte, o primeiro vice-presidente da Casa, senador Geraldo Melo (PSDB-RN) desejou êxitoa Valmir Campelo. "Tenho certeza de que o TCU e a sociedade estarão muito bem servidos, porque, além da dedicação e seriedade, nas funções de ministro, ele dará a mesma competência demonstrada como parlamentar", frisou.

O senador Jefferson Péres (PSDB-AM) também exaltou as qualidades de Valmir Campelo, que, conforme disse, "é uma unanimidade, e nessa convivência de três anos é como se o conhecesse há 30 anos".

Já o senador Romero Jucá (PFL-RR), disse que a sabatina promovida pela CAE em torno da indicação para o TCU "demonstrou que Valmir Campelo é uma unanimidade, e que não houve inquirição, mas sim uma homenagem". Jucá disse ter certeza de que. na terça-feira (dia 14), o plenário do Senado Federal "também por unanimidade vai demonstrar o acerto da indicação".

- Vai ganhar o Senado Federal, o TCU e o Brasil, porque Valmir Campelo vai ampliar os caminhos entre aquela Corte e a sociedade - frisou Jucá.

O senador Nabor Júnior (PMDB-AC), por sua vez, disse que Valmir Campelo "deixará uma lacuna pela assiduidade, mas o TCU vai ganhar um ministro que vai honrar a Corte e a classe política". Nabor salientou que Valmir "vai honrar o seu passado de homem público, inclusive como deputado constituinte que deu importante contribuição ao país".

O primeiro-secretário da Casa, senador Ronaldo Cunha Lima (PMDB-PB), também expressou solidariedade e apoio à indicação de Valmir Campelo para integrar o TCU. "Esta Casa vai perder um grande senador, mas não podemos ser egoístas a ponto de privarmos o TCU, a sociedade e o país de um grande homem público", acentuou.

Valmir Campelo, dizendo-se bastante emocionado, agradeceu os elogios, afirmando que o dia em que a CAE decidiu sobre sua indicação para o TCU "foi também um dia de coroamento" de sua vida pública. Disse ter ficado "profundamente emocionado" ao receber o apoio dos 24 membros daquela comissão".



10/10/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


VALMIR CAMPELO COBRA ATENÇÃO PARA MICRO E PEQUENA EMPRESA

Valmir Campelo pede que TCU tenha poder para pedir quebra de sigilo bancário

VALMIR CAMPELO SE DESPEDE DO SENADO

VALMIR CAMPELO: LEMBRANÇA DE GETÚLIO PERMANECE

VALMIR CAMPELO DESTACA RESTAURAÇÃO DE RODOVIAS

VALMIR CAMPELO DEFENDE MANUTENÇÃO DO SENAC