Valmir cobra do governo definições sobre a política industrial



O senador Valmir Amaral (PMDB-DF) afirmou que "uma das respostas fundamentais à geração de renda e de emprego passa, necessariamente, pelo estabelecimento de uma política industrial conseqüente". Ele cobrou do governo definições quanto aos rumos dessa política e disse, lembrando a experiência da China, que medidas governamentais sintonizadas com o caráter empreendedor dos empresários são essenciais para a retomada do crescimento.

Valmir Amaral comentou artigo do deputado Delfim Netto (PP-SP) no qual este considera o Estado insubstituível no estímulo ao crescimento econômico e considera falsa a tese segundo a qual estabilidade monetária e inação do Estado são condições necessárias e suficientes para o desenvolvimento.

- Tal equívoco adquire proporções trágicas - e o adjetivo, aqui, não é gratuito - se nos lembrarmos dos inúmeros gargalos que dificultam nosso crescimento. Refiro-me não só às deficiências na infra-estrutura, mas também à carga tributária que abarca 37% do PIB brasileiro, aos impostos que abocanham nada menos que 44,6% do valor adicionado gerado pela indústria, sem falar nos juros incompatíveis com as necessidades de investimento do setor produtivo - afirmou o senador.

Na opinião de Valmir Amaral, com o crescimento do PIB industrial situado na casa de 1% entre 1990 e 2003, é irrealista pensar em resgate da dívida social ou conceber um desenvolvimento sustentado da economia sem uma política industrial bem estruturada.



04/06/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eduardo Braga cobra diálogo sobre nova política industrial

Ademir cobra do governo federal política industrial para o Pará

Valmir Amaral destaca política de saúde do governo

Empresários esperam anúncio da política industrial do governo

Ideli comemora nova política industrial do governo

Ideli elogia lançamento da política industrial do governo Lula