Ademir cobra do governo federal política industrial para o Pará
O senador Ademir Andrade (PSB-PA) cobrou do governo federal uma política industrial para o seu estado, o Pará. O parlamentar lembrou que o Pará é o sétimo maior exportador entre os estados da federação, salientando que tem as pré-condições necessárias para consolidar uma forte economia exportadora. Ele observou que, como a economia do estado baseia-se em produtos primários e semi-elaborados, de baixo valor agregado, falta planejamento estratégico para o desenvolvimento do parque produtivo.
Ademir Andrade lembrou que a Coréia do Sul e Formosa transformara-se em grandes exportadores de bens de alto valor agregado pela intervenção "firme e ordenada" do Estado.
- Não há outro caminho para chegarmos ao mesmo resultado. As indústrias não surgem, não verticalizam a produção e não agregam valor ao produto por obra de geração espontânea - disse o senador, ressaltando que é necessário o impulso do planejamento estatal.
Ademir Andrade citou o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) como o grande instrumento que o governo tem hoje para este fim, não somente pelo volume de recursos de que dispõe para financiar o desenvolvimento, como pela experiência e capacitação de seu corpo funcional. O BNDES, disse o senador, poderia ter atuação decisiva na transformação da economia exportadora paraense em vários setores, como o mineral, o agroindustrial, o madeireiro e o pesqueiro, entre outros.
O senador lembrou que o BNDES é um dos sócios da empresa Anglo América, que exporta concentrado de cobre extraído no Pará, de baixo valor agregado, que retorna beneficiado a preços muito superiores. Para Ademir, não pode ocorrer com o mais novo ciclo mineral, o cobre, o que ocorreu com o ciclo do ferro, do alumínio e do caulim.
- Não é possível que a exploração das riquezas de um estado, que pertence a todo seu povo, traga benefício apenas a uma pequeníssima elite econômica, que quer apenas lucros rápidos no menor prazo possível - concluiu.
17/06/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Valmir cobra do governo definições sobre a política industrial
Ademir Andrade critica política educacional do governo federal
Marcos Guerra cobra política de geração de empregos do governo federal
Pavan cobra criação de universidade federal e critica política agrícola do governo Lula
Luiz Otávio elogia planejamento do governo para política industrial
Eduardo Braga cobra diálogo sobre nova política industrial