Valmir defende concreto e asfalto ecológico nas rodovias



Por causa dos seguidos aumentos nos preços do petróleo, que oneram o custo de construção e reparo das rodovias, o senador Valmir Amaral (PMDB-DF) sugeriu ao governo federal a utilização de concreto para a pavimentação das novas estradas ou o emprego do asfalto ecológico, que tem como matéria prima o uso do pó de borracha de pneus usados.

Segundo o senador, a Associação Brasileira de Cimento Portland garante que o concreto tem maior durabilidade e requer pouca manutenção, quando comparado ao asfalto. Sua utilização é indicada para estradas com intenso tráfego de veículos pesados, como o Rodoanel de São Paulo, a Rodovia Castelo Branco, a Via Dutra e a Rodovia dos Imigrantes.

Valmir Amaral lembrou que a tecnologia do uso do concreto vem sendo utilizada no Brasil desde as primeiras décadas do século passado. A Rodovia do Caminho do Mar, conhecida como a Estrada Velha de Santos, construída em 1926, foi feita com cimento. -Não só rodovias, como as principais avenidas das capitais, construídas antes da década de cinqüenta, eram de concreto-, disse.

Já o emprego do chamado asfalto ecológico, elaborado de uma base composta do pó da borracha de pneus usados, vem sendo objeto de uma experiência no Rio Grande do Sul. A Univias, uma concessionária gaúcha, segundo informou o senador, está pavimentando cerca de 15 quilômetros com esse material e deve estender seu uso em outros trechos de rodovias no país.

As vantagens do asfalto ecológico, de acordo como senador, são a maior capacidade de aderência e a menor ocorrência de trincas e fissuras, além de colocar um fim na incineração incorreta de pneus, que poluem a atmosfera, ou que, amontoados em ferro-velho, servem de ambientes de reprodução do mosquito da dengue.

Com base em pesquisa feita no segundo semestre do ano passado pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), o senador disse que 59,1% das rodovias federais estão classificadas como deficientes, ruins ou péssimas; 35,8% em boas condições; e apenas 5,1% estão em ótima situação.




13/03/2003

Agência Senado


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