Valor médio das tarifas aéreas é o mais baixo para maio desde 2002



O preço das passagens aéreas em maio de 2011 foi o menor para o mês desde o início da série histórica, em 2002. A Tarifa Aérea Média - valor médio pago pelo passageiro por uma viagem aérea em território brasileiro – foi R$ 263,81. O valor é 8,4% inferior ao apresentado no ano passado. Em relação a maio de 2002, a queda é ainda mais expressiva: redução de 29%.

Os dados são do relatório de Yield Tarifa Aérea Doméstico, publicado na segunda-feira (8) pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e que pode ser encontrado na internet.

Já o Yield Tarifa Aérea Doméstico – valor médio que o passageiro paga para voar um quilômetro em território nacional – foi de R$ 0,34754, redução de cerca de 22% em relação ao mesmo mês do ano passado. Se comparado com o valor aferido em maio de 2002, a redução chega a 43%.

Os dados confirmam a queda constante nas tarifas apresentado nos últimos 11 meses: desde junho de 2010, os valores mensais do Yield Tarifa são os mais baixos de toda a série histórica.


Metodologia

Os valores são calculados com base nos dados das tarifas comercializadas pelas empresas aéreas, mensalmente registradas na Anac, e atualizados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

São considerados os dados dos bilhetes de passagem do transporte aéreo doméstico regular de passageiros, comercializados junto ao público em geral, independentemente de escalas ou conexões; e desconsiderados os bilhetes oferecidos gratuitamente, decorrentes de programas de fidelização (milhas), vinculados a pacotes turísticos ou a tarifas corporativas, tarifas diferenciadas oferecidas a empregados e tarifas diferenciadas de crianças.


Fonte:
Anac



09/08/2011 15:14


Artigos Relacionados


Rendimento médio do trabalhador atinge valor mais alto desde 2002 em fevereiro

Taxa de desocupação é a menor para mês de maio desde 2002

Aneel diz que tarifas de energia subiram menos do que inflação desde 2002

Salário médio de março é maior desde 2002

Salário real do trabalhador atinge maior valor para março desde 2002, informa Ipea

Juros do cheque especial sobem para 185,4% em maio e são os mais altos desde abril de 1999