Valter Pereira diz que projeto do novo CPC tem pontos que precisam ser 'calibrados'
O relator-geral da comissão temporária que examina o projeto de lei do Senado (PLS 166/10) que reforma o Código de Processo Civil (CPC), senador Valter Pereira (PMDB-MS), afirmou não ter intenção de "virar pelo avesso" o que foi produzido pela comissão de juristas, responsável pela elaboração do anteprojeto que reformula o CPC. Mas afirmou que há pontos que precisam ser "calibrados", pelo que disse ter observado na primeira audiência pública, realizada nesta terça-feira (31), e em outra que ocorreu na Advocacia Geral da União (AGU).
Ele repetiu o que disse em encontro com procuradores federais: "o novo CPC terá que exprimir não uma tendência de determinado segmento, mas o pensamento médio de todos os operadores do Direito".
Logo no início da audiência, Valter Pereira destacou a possibilidade de participação de todos os brasileiros, nesse processo de análise do novo Código, com o envio de sugestões a um link específico que se encontra na página do Senado. Ele informou que a ideia partiu da Secretaria de Comunicação Social da Casa. O link ficará disponível até 30 de setembro, quando então o senador começará a elaborar o relatório.
- É mais uma ferramenta de interação do Senado com a sociedade, para que o Código de Processo Civil receba todas as sugestões que possam aprimorá-lo - afirmou.
Também compareceram à reunião os senadores José Nery (PSOL-PA), Regis Fichtner (PMDB-RJ) e Augusto Botelho (sem partido-RR). A reunião foi presidida pelo senador Acir Gurgacz (PDT-RO), que é um dos sub-relatores do Código.
A próxima audiência pública da comissão especial será nesta quinta-feira (02) em Recife (PE). O cronograma das audiências, que serão realizadas em setembro, é o seguinte: Belo Horizonte (dia 3), São Paulo (9), Florianópolis (10), Rio de Janeiro (13), Salvador (14), Campo Grande (20), Goiânia (21).
Acir Gurgacz informou que está sendo estudada ainda a realização de audiências em Belém e em Porto Velho.
31/08/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Valter Pereira é o novo presidente da Comissão de Agricultura
Valter Pereira é o novo presidente da Comissão de Agricultura
Adoção de conciliadores e mediadores é avanço do novo CPC, diz Valter Pereira
Novo CPC deve ser de todos os operadores do Direito, diz Valter Pereira
Valter Pereira aponta qualidades do novo Código de Processo Civil
Valter Pereira destaca inovações do novo Código de Processo Penal