Valter Pereira quer mais recursos no Orçamento para pesquisa em agroenergia



O presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), senador Valter Pereira (PMDB-MS), deverá apresentar emenda ao Orçamento no valor de R$ 130 milhões, para fortalecer as pesquisas no setor de agroenergia. A proposta de Valter Pereira será submetida à CRA e, se aprovada, integrará o conjunto de emendas da comissão à proposta orçamentária para 2011.

As emendas de comissão ao Orçamento para o próximo ano devem ser votadas entre 17 e 24 de novembro.

O senador reuniu-se nesta quinta-feira (11) com o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Pedro Arraes, quando recebeu o pedido e se comprometeu em apresentar a emenda.

- Na CRA, existe clima muito favorável à Embrapa. Diria até que os componentes da comissão são embrapianos, porque a gente sabe a importância da Embrapa no desenvolvimento de novas tecnologias, na pesquisa e no desenvolvimento da agropecuária - afirmou Valter Pereira.

Na reunião, Pedro Arraes informou que, no próximo dia 02 de dezembro, será inaugurada em Brasília a sede da unidade de pesquisa da Embrapa para o setor de agroenergia, criada em 2006.

Para justificar o pedido de emenda, o presidente da Embrapa informou que a biomassa é vista como alternativa para substituir parte da energia fóssil, cujas reservas estão se esgotando. Ele apontou vantagens competitivas naturais e tecnológicas do país nesse setor, fatores que podem assegurar ao país uma posição de vanguarda na produção de agroenergia. Para tanto, Pedro Arraes considera necessário que sejam feitos investimentos em laboratórios, equipamentos, campos experimentais e na capacitação de pessoal.



11/11/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valter Pereira pede reposição de recursos para a área de Educação

Valter Pereira registra aumento de recursos para agricultura, mas teme não ser suficiente para a demanda

Valter Pereira quer impedir o uso do programa partidário para propaganda antecipada

Valter Pereira quer acabar com a progressão de pena para crime hediondo

Valter Pereira vê crise de recursos humanos no sistema de saúde

Valter Pereira quer proibir regime semi-aberto para crimes hediondos