Valter Pereira volta a denunciar violação do estado de direito em Cassilândia



O senador Valter Pereira (PMDB-MS) voltou a denunciar nesta segunda-feira (9) o que chamou de "violação do estado de direito", ocorrida no município de Cassilândia, no Mato Grosso do Sul. Segundo Pereira, o prefeito da cidade, o vice-prefeito e seis vereadores dos nove que ocupam a Câmara Municipal, foram presos pela Polícia Civil e Ministério Público na operação Judas, pelo envolvimento em crimes de fraude, desvio de dinheiro público e agiotagem.

Valter Pereira disse que, após as prisões, a juíza Jeane de Souza Barbosa Ximenes designou o colega juiz Silvio César Prado para o cargo de prefeito de Cassilândia, alegando a inconstitucionalidade do Lei Orgânica do município, que prevê a designação do procurador da Prefeitura.

- O Judiciário da Comarca proclamou que descumpriu a Lei Orgânica por entender que ela é inconstitucional. Acontece que não há declaração de inconstitucionalidade por quem de direito. E não havendo, ela tem que ser cumprida. Nas palavras do promotor de Justiça, Ronaldo Vieira Francisco, Cassilândia encontra-se em estado de exceção, por alegado vício entre os poderes Legislativo e Executivo - afirmou.

Valter Pereira ainda observou que, sendo o guardião do estado de direito, o Poder Judiciário não pode estabelecer um estado de exceção. Ele solicitou a intervenção da Corte de Mato Grosso do Sul para restabelecer o estado de direito, entregando o poder ao titular da linha sucessória legal.

O senador Mão Santa (PMDB-PI) disse que existe uma hierarquia e que ela precisa ser respeitada. Ele sugeriu a Valter Pereira que procure o governador do estado para debater o problema.

- Isso aí é corrupção, usurpação do direito alheio - assinalou.



09/07/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valter Pereira comemora resolução de impasse na prefeitura de Cassilândia (MS)

Novo CPC deve ser de todos os operadores do Direito, diz Valter Pereira

Valter Pereira diz que Menezes Direito detinha o verdadeiro "saber jurídico"

Itamar Franco se diz preocupado por violação da Constituição dentro do Estado de Direito

Valter Pereira comemora aprovação de plebiscito sobre a criação do estado de Carajás

Valter Pereira pede ação do Estado para impedir que menores se envolvam com crimes