Vamos Cuidar do Planeta reunirá 400 jovens de 52 países



Adolescentes de 12 a 15 anos de mais de 50 países vão participar da Conferência Internacional Infanto-Juvenil – Vamos Cuidar do Planeta, que será realizada de 5 a 10 de junho, durante a Semana do Meio Ambiente, em Luziânia (a 56 km de Brasília). Os participantes vão redigir uma Carta das Responsabilidades, propondo ações e responsabilidades que serão adotadas para proteger o meio ambiente.

Esse evento internacional é uma iniciativa dos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente do Brasil. O objetivo é reproduzir globalmente as conferências nacionais infanto-juvenis Vamos Cuidar do Brasil, experiência bem-sucedida que já contou com três edições, em 2003, 2006 e 2009, envolvendo 13 milhões de pessoas, em 20 mil escolas de todo o País.


A conferência internacional também está mobilizando milhares de escolas e alunos nos países participantes, que participam da primeira etapa do evento, que é local. Alunos desenvolvem projetos, com a ajuda de suas comunidades, para resolver problemas ambientais de suas regiões. Em seguida, é realizada a etapa nacional, que seleciona os delegados para o evento internacional.

Em abril realizaram sua conferência Canadá, Egito, Estados Unidos, França, Guatemala, Itália, Paraguai, República Dominicana, República Tcheca e Uruguai, entre outros.

Aqueles que já realizaram seus encontros nacionais contaram com uma participação bastante expressiva de participantes. No Chile, foram envolvidas 2.800 escolas. Em Guiné-Bissau, foram mais de mil alunos; e, no Nepal, 3 mil estudantes. A participação regional nas conferências nacionais também é outro fator marcante. No Timor Leste, por exemplo, foram nove regiões representadas. Na República Tcheca, três. Em Camarões, Angola e Moçambique, a delegação foi escolhida respeitando a diversidade étnica e cultural de suas populações.

Segundo Rachel Trajber, coordenadora-executiva do projeto e coordenadora de educação ambiental do MEC, o projeto da conferência não se limita à organização de um evento global, mas é uma ação de educação ambiental de amplo alcance. “Como a fase pré-conferência envolve a mobilização de escolas, alunos, professores e educadores, é uma forma de inserir a temática ambiental no sistema formal de ensino em todos os países participantes.”

A fase pós-conferência também prevê uma continuidade da ação dos delegados quando voltarem a seus países, repassando a suas comunidades as experiências aprendidas durante a conferência.

Mais informações no site da conferência. Saiba mais sobre 

Fonte:
Ministério da Educação

 

Saiba mais sobre a situação do meio ambiente no Portal Brasil.



05/08/2010 01:57


Artigos Relacionados


Jovens encerram conferência com entrega de documento que ensina cuidar do planeta

Garibaldi Alves: cuidar do planeta é uma tarefa de todos

Olimpíada da Fundação CASA reunirá 700 jovens no Ibirapuera

Seminário sobre uso do tempo reunirá especialistas de mais de dez países no RJ

Seminário reunirá em SP especialistas de vários países em crime organizado

Marina: jovens vão entregar a Lula "carta de compromissos" com o planeta