Marina: jovens vão entregar a Lula "carta de compromissos" com o planeta
A senadora Marina Silva (PT-AC) informou ao Plenário que centenas de jovens participarão nesta terça-feira (7) de uma caminhada pela Esplanada dos Ministérios, em Brasília, sendo recebidos depois pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Eles entregarão ao presidente uma "carta de compromissos" com o planeta, sem apresentar reivindicações ao governo.
Os jovens são participantes da 3ª Conferência Infanto-Juvenil de Meio Ambiente, que começou no sábado (4) na cidade de Luziânia (GO), distante 40 quilômetros de Brasília. A senadora enalteceu a decisão dos jovens de dizer o que farão pelo meio ambiente e lamentou que, mesmo "tendo poder e ferramentas", poucas pessoas se comprometem com as causas do meio ambiente.
Marina Silva lembrou que a 1ª Conferência Infanto-Juvenil de Meio Ambiente foi idealizada à época em que ocupava o cargo de ministra do Meio Ambiente. O Ministério da Educação passou então a realizar as conferências, com o apoio do Ministério Meio Ambiente. A senadora explicou que o encontro final é precedido de debates e discussões sobre o assunto em escolas de mais de 4 mil municípios. Nesses seis anos, as conferências envolveram cerca de 11 milhões de crianças e jovens.
Em aparte, o senador João Pedro (PT-AM) cumprimentou a senadora por ter recebido o Prêmio Sofia, entregue pela Fundação Sofia, da Noruega, por sua luta em defesa da Floresta Amazônica.
A senadora disse que o prêmio é um reconhecimento aos programas que ela e sua equipe implantaram durante sua gestão no Ministério do Meio Ambiente. Citou, entre os programas, a criação de 24 milhões de hectares de unidades de conservação, o combate ao desmatamento e às queimadas, o incentivo à exploração sustentável da floresta, o Plano Nacional de Recursos Hídricos e a criação do Serviço Florestal Brasileiro. Ela também foi cumprimentada pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP).
06/04/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Suplicy lê carta de Marina a Lula e diz que "feliz é o Senado por tê-la de volta"
Arthur Virgílio: Carta de compromissos de Tião Viana "exige reflexão" e PSDB adia decisão
Vamos Cuidar do Planeta reunirá 400 jovens de 52 países
Jovens encerram conferência com entrega de documento que ensina cuidar do planeta
Heráclito Fortes cobra compromissos de campanha do governo Lula
MARINA DEFENDE ÍNDIO QUE LEU CARTA DE PROTESTO