Vanessa cobra investigação sobre morte de radialista em Tabatinga



A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) apresentou em Plenário nesta terça-feira (28) voto de pesar pela morte da coordenadora da Rádio Nacional do Alto Solimões, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Lana Micol Cirino Fonseca, de 30 anos, assassinada em Tabatinga (AM), no último domingo (26). Como procuradora da Mulher do Senado Federal, a senadora cobrou do governo do Amazonas e do Ministério Público local prioridade na elucidação do crime.

Lana Fonseca foi abordada por dois homens em uma motocicleta, quando voltava para casa acompanhada da filha de sete anos e do namorado, o sargento Alan Bonfim. O passageiro da moto disparou três tiros à queima-roupa na radialista, que, apesar de ter sido socorrida pelo namorado, não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital.

Vanessa explicou que a polícia da cidade trabalha com a hipótese de execução por crime passional, tendo como principal suspeito o ex-marido de Lana, identificado como Edmar. Os dois haviam se separado há um ano, mas a radialista teria inclusive registrado boletim de ocorrência contra o ex, que não aceitava o fim do relacionamento.

Lana era natural de Manaus, relatou a senadora, mas morava em Tabatinga há seis anos. Participou da reestruturação da Rádio Nacional no município, que faz fronteira com a Colômbia. Segundo Vanessa, Lana era uma profissional que trabalhava por “vocação” e adorava saber que prestava serviço aos ribeirinhos da região.

A senadora informou ainda que a polícia e o Exército, com ajuda da população, estão mobilizados para encontrar o suspeito, que poderia ter fugido para a Colômbia ou para o Peru. Ela destacou ainda que, se for mesmo culpado, o ex-marido deve ter contratado um pistoleiro para executar o crime, fato facilitado pela região ser de fronteira e rota importante para o narcotráfico.

– Na condição de procuradora da Mulher do Senado, estou oficializando à Secretaria de Segurança Pública do Amazonas e ao Ministério Público local para que atuem no caso com prioridade, pois infelizmente violência contra mulher ainda continua sendo muito comum não só no meu estado mas no Brasil inteiro – afirmou.



28/05/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tebet manifesta pesar pela morte de radialista

Valter Pereira lamenta morte do radialista Rui Pimentel

Valter Pereira lamenta morte do radialista Ramão Achucarro

Ricardo Ferraço lamenta morte do radialista Jairo Maia

Vanessa Grazziotin lê nota do PCdoB sobre morte de Chávez

Flávio Torres defende abertura de investigação sobre a morte de Jango