Vanessa defende presença de médicos estrangeiros onde brasileiros não querem trabalhar



A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) disse nesta quinta-feira (4), em Plenário, que os médicos brasileiros têm razão em algumas de suas reivindicações, mas que é preciso debater outras delas. A presidente Dilma Rousseff, recordou, mandará publicar na semana que vem um edital requisitando médicos brasileiros para suprir a carência constatada em municípios distantes e nas periferias das grandes cidades. Não havendo número de interessados suficientes para ocupar todas as vagas, as restantes serão oferecidas a médicos estrangeiros. Para a parlamentar, esta é uma medida “importante, necessária e justa”, face à grande dificuldade de se encontrarem médicos em alguns lugares do país.

A senadora afirmou que um jornal de seu estado publicou o caso de uma cidade amazonense onde havia sete médicos estrangeiros atuando sem registro profissional. Disse que a situação é comum a vários municípios.

A representante do Amazonas no Senado afirmou que o setor de saúde no Brasil precisa de “decisões importantes”, sendo a primeira delas a garantia de recursos para a saúde pública.

Disse que o Senado está enfrentando esse problema, citando a comissão especial que discute o assunto e que tem como relator o senador Humberto Costa (PT-PE). A senadora afirmou também que tramitam na Casa vários projetos que tratam da carreira de médico, comunicando ter apresentado emenda que estende a proposta de carreira de Estado para outros profissionais da área, citando odontólogos, farmacêuticos, bioquímicos e enfermeiros.

- O médico não faz saúde só – disse a senadora, que ainda pediu a publicação, na íntegra, de pronunciamento citando pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), segundo a qual apenas 8% dos municípios brasileiros possuem planos de transporte urbano, o que justificaria, a seu ver, a reclamação do povo nas ruas.



04/07/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vanessa defende contratação de médicos estrangeiros para trabalhar no interior

Mais Médicos treina 118 profissionais estrangeiros para trabalhar no Rio

Presença de médicos estrangeiros em regiões carentes é polêmica

Brasileiros lideram lista de estrangeiros que querem deixar Portugal

Vanessa afirma que brasileiros querem melhor qualidade de vida

Médicos estrangeiros visitam estrutura para índios brasileiros