Vanessa Grazziotin comemora eleição de brasileiro para dirigir a OMC



A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) comemorou nesta quarta-feira (8) a eleição do diplomata brasileiro Roberto Azevedo para a direção-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC).  Azevedo assumirá o comando do órgão multilateral em setembro, substituindo o francês Pascal Lamy, que estava no cargo desde 2005.

Além de saudar o diplomata, Vanessa deu os parabéns ao ex-presidente Luiz Inácio lula da Silva e à presidente Dilma Rousseff. Na opinião de Vanessa, a vitória de Azevedo se deu graças à “acertada política externa brasileira” que vem desde o governo do ex-presidente.

- Não só a ampliação das embaixadas brasileiras, mas essa política externa solidária do Brasil foi que nos levou a essa importante posição, não tenho dúvida nenhuma.

Para Vanessa, o embaixador tem a missão de possibilitar que nações com dificuldades possam ocupar espaço no comércio mundial. Para ela, diante dos efeitos da crise econômica iniciada em 2008, Azevedo terá de usar seu talento para promover no cenário mundial o desenvolvimento econômico com justiça social.

- O embaixador brasileiro vai enfrentar também o desafio de buscar o difícil consenso e ampliar acordos multilaterais entre os países – afirmou.

A senadora lembrou as críticas que fez anteriormente ao atual presidente da Organização, Pascal Lamy, por suas declarações sobre a Amazônia. Em algumas ocasiões, Lamy questionou a soberania brasileira sobre a região, ao afirmar que a Amazônia é patrimônio da humanidade e não do povo brasileiro e ao defender a gestão da comunidade internacional sobre a floresta.



08/05/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vanessa Grazziotin diz que sai fortalecida de eleição municipal

Vanessa Grazziotin comemora ponte e PEC para ampliação da Zona Franca de Manaus

Vanessa Grazziotin comemora crescimento do PIB

Vanessa Grazziotin comemora resultado de leilão da ANP

Vanessa Grazziotin comemora os 91 anos do PCdoB

Vanessa Grazziotin comemora conquistas das donas de casa