Vanessa Grazziotin defende aumento da pensão dos 'soldados da borracha'
A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) espera que o Senado aprove a proposta de emenda à Constituição que aumenta o valor da pensão dos "soldados da borracha" - para R$ 3.789 - e impede perdas futuras (PEC 61/2013). Ela explicou que o relator da proposta, senador Anibal Diniz, sugere reajustes nas mesmas datas e pelos mesmos índices aplicados aos benefícios de prestação continuada concedidos pela Previdência Social.
Para Vanessa, a medida é necessária porque o governo já se propôs a pagar indenização de R$ 25 mil para cada soldado da borracha ou seus pensionistas, mas quer desvincular as pensões do reajuste do salário mínimo.
A senadora explicou que os soldados da borracha fazem parte de um momento muito importante da história mundial, porque, durante a Segunda Guerra, atenderam ao chamado do governo e foram para a Amazônia trabalhar na extração do látex para a produção de pneus de veículos usados pelas forças aliadas.
- Que se divulgue essa história que é desconhecida do povo brasileiro: morreram muito mais soldados na Amazônia do que lutando no front de guerra na Europa.
19/03/2014
Agência Senado
Artigos Relacionados
Vanessa Grazziotin defende aprovação de PEC em favor de soldados da borracha
Vanessa Grazziotin pede aprovação de PEC que equipara ‘soldados da borracha’ a ex-combatentes
Projeto de Sibá facilita concessão de pensão aos "soldados da borracha"
PROJETO DE ODACIR ELEVA PENSÃO PARA "SOLDADOS DA BORRACHA"
"Soldados da borracha" que recebem pensão vitalícia poderão ter abono anual
Vanessa Grazziotin pede aprovação da PEC do Soldado da Borracha