Vanessa Grazziotin destaca desempenho positivo da Zona Franca em 2013
A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) disse, nesta quinta-feira (4), que o desempenho positivo do polo industrial da Zona Franca de Manaus no início de 2013 reforça o sucesso do modelo produtivo adotado para a região. A parlamentar apresentou balanço do primeiro bimestre do ano divulgado pela Superintendência da Zona Franca, que registrou, em fevereiro, faturamento de R$ 5,69 bilhões pelas empresas instaladas na região, representando um crescimento de 12,8% com relação a 2012.
No acumulado do ano, o faturamento chega a R$ 11,05 bilhões, o melhor desempenho para o período em moeda nacional (10,60% a mais que o mesmo período do ano passado). Entre os setores que apresentaram melhor desempenho nos dois primeiros meses do ano estão os setores eletroeletrônicos e de informática, que são responsáveis por quase 46% de todo o faturamento da Zona Franca.
Para Vanessa, mais importante do que o desempenho econômico da Zona Franca é o crescimento do número de postos de trabalho em Manaus. No acumulado do ano, ocorreram 8.137 admissões contra 7.372 demissões, abrangendo mão de obra efetiva, temporária e terceirizada.
- A expectativa que nós temos para este ano de 2013, em relação à Zona Franca de Manaus, é muito importante e positiva, principalmente diante de uma resolução que o Senado aprovou, colocando fim à guerra dos portos, que era um mecanismo adotado por alguns estados brasileiros de incentivar a entrada de produtos importados – disse a parlamentar, em referência ao PRS 72/10.
Aprovada no ano passado, a resolução determinou a unificação em 4% da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) cobrada sobre produtos importados em operações interestaduais.
Além da geração de emprego e contribuição para o crescimento da economia brasileira, o modelo industrial adotado na Zona Franca de Manaus contribui também com a preservação do meio ambiente, segundo a senadora.
- Não é à toa que o Estado do Amazonas, é também aquele que tem o maior índice, o maior percentual de preservação da floresta, porque nós temos um modelo alternativo de desenvolvimento econômico, que faz com que diminua, sobremaneira, a pressão que é exercida nas florestas de outros estados vizinhos – disse a parlamentar.
04/04/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Vanessa Grazziotin comemora aniversário da Zona Franca de Manaus e destaca faturamento recorde no ano passado
Vanessa Grazziotin defende prorrogação da Zona Franca de Manaus
Vanessa Grazziotin saúda os 45 anos da Zona Franca de Manaus
Vanessa Grazziotin comemora sucesso da Zona Franca de Manaus
Vanessa Grazziotin diz que PEC da Música vai causar desemprego na Zona Franca de Manaus
Vanessa Grazziotin: 'Zona Franca de Manaus não ameaça outras regiões'