Vanessa Grazziotin diz que PEC da Música vai causar desemprego na Zona Franca de Manaus
A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) manifestou-se em Plenário, nesta segunda-feira (10), contra a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 98/2007, que concede isenção fiscal para a produção de CDs e DVDs de música brasileira em todas as regiões do país.
A proposta, conhecida como PEC da Música, está em tramitação na Câmara dos Deputados, e teve sua votação adiada na semana passada por solicitação de parlamentares da bancada do Amazonas.
De acordo com Vanessa Grazziotin, a PEC da Música, se aprovada, deverá causar grandes prejuízos a empresas instaladas na Zona Franca de Manaus, provocando sua transferência para as regiões mais desenvolvidas do país e, consequentemente, gerando desemprego em seu estado.
- Quero fazer aqui este alerta. Aparentemente é algo importante, bonito [a PEC da Música], mas pode trazer grandes prejuízos à Zona Franca de Manaus, porque nos subtrairia imediatamente, do Polo Industrial de Manaus (PIM), aproximadamente 5 mil empregos diretos, sem falar dos empregos indiretos - disse.
Vanessa Grazziotin observou ainda que a medida, que teoricamente deveria contribuir para melhorar as condições para a produção e o desenvolvimento musical no Brasil, não seria capaz de dar às empresas brasileiras do setor condições de concorrer com os CDs e DVDs piratas fabricados no exterior e que chegam ao Brasil por meio do contrabando.
10/10/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Vanessa Grazziotin defende prorrogação da Zona Franca de Manaus
Vanessa Grazziotin saúda os 45 anos da Zona Franca de Manaus
Vanessa Grazziotin comemora sucesso da Zona Franca de Manaus
Vanessa Grazziotin: 'Zona Franca de Manaus não ameaça outras regiões'
Vanessa Grazziotin registra faturamento recorde na Zona Franca de Manaus
Vanessa Grazziotin comemora sucesso da produção de 'tablets' na Zona Franca de Manaus