Vanessa Grazziotin faz balanço das comissões que presidiu em 2013



A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) fez um balanço, nesta sexta-feira (20), da atuação da Comissão Parlamentar de Inquérito da Espionagem, da Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas (CMMC) e da Procuradoria da Mulher, todas sob sua presidência em 2013.

Em relação à CPI da Espionagem, a senadora relembrou a audiência feita em videoconferência com vários parlamentares europeus, componentes da Comissão das Liberdades (LIB).

- Ficamos felizes porque percebemos que estamos no mesmo caminho, Parlamento Europeu e Parlamento brasileiro, buscando as mesmas medidas – afirmou.

Ela ressaltou a aprovação pela Organização das Nações Unidas (ONU) de uma moção apresentada pelos governos brasileiro e alemão com orientação para que os países respeitem os direitos humanos e o direito à privacidade das pessoas.

- O Brasil, por meio da presidenta Dilma, que sofreu espionagem diretamente, tem sido muito importante nesse diálogo internacional – disse.

Grazziotin lembrou que Dilma convocou parlamentares do mundo inteiro para participarem da Conferência Mundial sobre a Governança da Internet, que deve acontecer em abril de 2014, em São Paulo.

A senadora disse que a CPI da Espionagem deve continuar os estudos antes que o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) apresente o seu relatório.

- Todos estamos pedindo a colaboração de muitos estudiosos, de técnicos da área, e vemos uma grande convergência em relação a esse relatório, que não apenas está sendo construído por nós, senadores e senadoras, mas pela sociedade que está diretamente envolvida nessa questão – disse.

Mudanças climáticas

Em relação à Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas, Grazziotin ressaltou a 20ª Conferência das Partes (COP-20) que será em Lima, no Peru, em 2014. Segundo a senadora, o governo brasileiro está tratando o evento como se fosse nosso, já que o Peru é um dos países que compõem o bioma amazônico.

- Que possamos seguir com boas negociações, para que cheguemos a acordos justos, que não penalizem países que estão em processo de desenvolvimento ainda – falou a senadora.

Mulher

Vanessa Grazziotin afirmou sentir-se honrada de ser a primeira procuradora da Mulher. A senadora disse ficar feliz ao ver que deputados e senadores olham para ela e pensem no tema da mulher. Em sua opinião, esse é um primeiro passo, mas é preciso o apoio de todos na luta contra a discriminação. A Procuradoria da Mulher foi instalada este ano no Senado pelo presidente da Casa, senador Renan Calheiros (PMDB-AL).

- As mulheres são 51,7% do eleitorado e ocupam menos de 10% das cadeiras no Parlamento. No campo e no mundo do trabalho, somos mais de 42% da mão de obra, mas ainda recebemos em torno de 28% menos do que recebem os homens, muitas vezes para desempenhar as mesmas funções – exemplificou.

Grazziotin ressaltou ainda o fato de a maternidade não ser vista como uma função humana, mas como algo que encarece a produção.

- Temos que mudar isso, pois a mulher não pode ser penalizada por conta da função da maternidade, porque é ela que manter a permanência da espécie humana – disse.

Em menção sobre a Minirreforma Eleitoral aprovada pelo Congresso este ano, Grazziotin ressaltou o número reduzido da bancada feminina no Parlamento. A senadora defendeu emenda de sua autoria que prevê campanhas educativas, a serem desenvolvidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para ressaltar a importância da presença das mulheres na política.

- Nós temos uma lei que estabelece uma cota de gênero, então não basta haver a lei, a sociedade tem que ser esclarecida, tem que ser formada – afirmou.

A senadora também elencou projetos de sua autoria, como o que resultou na Emenda Constitucional 74, aprovada este ano, que concedeu autonomia funcional e administrativa à Defensoria Pública da União, e o PL 4.483/2012, que garante vacinação gratuita às mulheres contra o vírus HPV, principal causador de câncer de colo de útero. O texto ainda não foi aprovado, mas a proposta já virou realidade no país.

Homenagem a João Ribeiro

Vanessa Grazziotin também homenageou o senador João Ribeiro (PR-TO, que faleceu na quarta-feira (18), afirmando que ele foi um grande parlamentar. Ela se recordou do período em que ambos compuseram a Mesa do Senado, nos dois primeiros anos desta legislatura.

- João Ribeiro foi um grande companheiro, um grande parlamentar, sem dúvida nenhuma, do estado de Tocantins, reconhecido pela sua gente, e um companheiro, um amigo de todas as horas – afirmou.

Amazonas

Vanessa Grazziotin também relatou duas atividades de que participou na quinta-feira (19) em Manaus. A primeira, a inauguração de linha aérea entre Manaus e Margarita, na Venezuela. Segundo a senadora, a Conviasa, empresa venezuelana, vai começar a operar a partir desta semana, com dois voos semanais.

- Os amazonenses gostam muito de ir a Margarita, balneário, porque é a praia mais próxima de Manaus. O voo de Manaus a Margarita tem a duração de duas horas e dez ou quinze minutos – disse.

A segunda atividade foi a entrega de equipamentos para a área de saúde pelo governo do estado. De acordo com Grazziotin, foi entregue um grande número de ambulanchas, ambulâncias, motocicletas e equipamentos para a área de saúde.

- Foi algo em torno de R$ 15 milhões, dos quais R$ 4 milhões foram frutos de emenda parlamentar que eu apresentei ao Orçamento da União ainda em 2010 – contou.

A senadora explicou que, na época, teve que conversar com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, porque ainda não havia um padrão definido para a aquisição de ambulanchas. O ministro concordou e liberou a emenda.

- Hoje é muito comum o Ministério garantir e entregar aos municípios da região norte da Amazônia, sobretudo, ambulanchas, porque no Amazonas a maior parte das nossas cidades não tem nem utiliza estradas ou rodovias para sua locomoção, e sim as vias naturais dos rios – explicou.

Grazziotin elogiou o programa Mais Médicos e disse que sempre que encontrava o governador, Omar Aziz, e a presidenta da República Dilma Rousseff, falava da necessidade de fazer algo pela saúde no Amazonas. Para ela, os senadores e o governador do Amazonas estão seguindo um caminho que busca resolver os problemas do estado e garantir uma melhor qualidade de vida para as pessoas.



20/12/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vanessa Grazziotin faz balanço do mandato em 2012

Vanessa Grazziotin faz balanço de seus cinco primeiros meses de mandato

Vanessa Grazziotin destaca desempenho positivo da Zona Franca em 2013

Em balanço de 2011,Vanessa Grazziotin destaca política de reajuste do mínimo e avanços na CPI do Tráfico de Pessoas

Vanessa Grazziotin concorda com fim da independência do BC

Vanessa Grazziotin relata resultados da COP-17