Vanessa Grazziotin quer controle de medicamentos já previsto em lei



A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) disse à Rádio Senado que pode encaminhar ao Ministério Público denúncia contra o descumprimento da Lei 11.903/2009. A lei cria o Sistema Nacional de Controle de Medicamentos, que prevê a identificação eletrônica de todos os medicamentos produzidos ou vendidos no país, do fabricante ao consumidor.

A lei determinou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) implantasse o Sistema no prazo de três anos, de forma gradual. O Sistema deveria dificultar a falsificação e o roubo de medicamentos, bem como possíveis sonegações de impostos pelos fabricantes.

Publicada em janeiro de 2009, a lei completou três anos e o Sistema, de acordo com a senadora – que, como deputada, apresentou na Câmara dos Deputados o projeto que resultou na Lei 11.903 – não foi implantado.

- Falta pulso por parte do governo. Temo que a indústria de medicamentos não queira ser muito controlada. Mas é algo que tem de ser controlado, pois o mercado de medicamentos não pode ser comparado a outro qualquer, porque é uma questão que trata da saúde das pessoas – afirmou à Rádio Senado.

Antes de acionar o Ministério Público, a senadora pretende realizar debates no Senado, com a participação de representantes da Anvisa e das indústrias de medicamentos. De acordo com a reportagem, a Organização Mundial de Saúde estima que 25% dos medicamentos ofertados no Brasil são falsificados. Os campeões, informa a Rádio Senado, são os remédios para disfunção erétil.



21/01/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vanessa Grazziotin apoia flexibilização de patentes de medicamentos

Vanessa Grazziotin diz que ministro do Esporte quer se explicar ao Congresso

Vanessa Grazziotin quer garantir direitos dos trabalhadores domésticos

Vanessa Grazziotin quer saber quem vai manter aeroportos deficitários

Vanessa Grazziotin quer fiscalização do governo federal sobre obras da Copa

Vanessa Grazziotin quer explicações do embaixador britânico sobre detenção de brasileiro