Venda de sementes e mudas será desregulamentada
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, nesta terça-feira (13), parecer favorável a projeto de lei da Câmara que desregulamenta a comercialização de sementes e mudas no país. O relator, senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), incluiu apenas uma emenda de redação ao texto original que, uma vez mantido pelo Plenário, poderá seguir diretamente para sanção presidencial.
Outra mudança é a substituição do termo -fiscalizada- por -certificada-, para classificação das sementes oferecidas ao agricultor. Além disso, o projeto dispensa da inscrição no Registro Nacional de Cultivares (RNC) aquelas cultivares utilizadas por comunidades locais, indígenas e pelos agricultores familiares que produzem sementes para a própria comunidade. Também será excluída da obrigatoriedade de registro a produção de sementes florestais nativas e aquelas onde haja dificuldade de comprovar a origem genética.
Multa
A análise do parecer do senador Romero Jucá (PSDB-RR) favorável ao projeto do ex-senador Francelino Pereira que estabelece um limite para a multa de mora de 2% para os pagamentos atrasados dos tributos de competência dos três níveis de governo foi adiada.
O senador Ramez Tebet decidiu conceder vista coletiva da matéria, atendendo aos pedidos dos senadores Roberto Saturnino (PT-RJ), Geraldo Mesquita Júnior (PSB-AC) e Fernando Bezerra (PTB-RN). Eles afirmaram que precisam examinar melhor o projeto.
13/05/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
CAE discute comercialização de sementes e mudas
Norma orienta a produção de sementes e mudas
Itesp investe em mudas e sementes para assentamentos
Ministério realiza mais de 19 mil análises de sementes e mudas em 2010
Ministério divulga critérios para exportação de sementes e mudas
Senado aprova criação do Sistema Nacional de Sementes e Mudas